MST ocupa fazenda do ‘Petrolão’ em Santa Terezinha do Itaipu
Na madruga de sexta-feira (18) um grupo formado por mais de 1.500 famílias, aproximadamente 5 mil pessoas, pertencentes ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocupou a Fazenda Santa Maria, localizada no município de Santa Terezinha do Itaipu a 50 km de Foz do Iguaçu/PR. A fazenda é de propriedade de dois envolvidos no ‘Petrolão’, alvo de investigação da operação Lava Jato, os irmãos Sérgio Luiz Cabral de Oliveira Machado e o presidente da Etesco, Licinio de Oliveira Machado Filho, além de Leda Maluf.
Os irmãos Machado aparecem com dados bastante concretos nas delações do doleiro Alberto Youssef e do lobista Fernando Moura. Licinio foi delatado como o homem que indicou Renato Duque para diretor de Serviços da Petrobrás. Com a indicação a Etesco passou a ter uma participação maior nos contratos da Petrobrás e pagar propina para o lobista Fernando Moura.
A fazenda Santa Maria tem uma área total de 1750 hectares, sendo 500 hectares de reserva legal e mata ciliar, 300 hectares de agricultura e 900 hectares de pastagem para gado de corte. A fazenda possui uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) de 242 hectares que faz parte do Corredor da Biodiversidade Santa Maria.
Indícios de desvio de material da Petrobrás
Em um rápido levantamento feito pelo advogado dos acampados, Elcir Glicério Guimarães Zen, foram encontrados na fazenda alguns equipamentos e materiais que apontam a suspeita de desvio em prejuízo aos cofres públicos. “Estranhamente estava escondido na fazenda um guindaste para 100 toneladas com a inscrição soldada na haste ‘ESC 14’, que pode indicar ser um maquinário da plataforma da Petrobrás”. Além disso, foram encontrados canos galvanizados revestidos com emborrachamento próprio para serem usados em profundidade.
Outros indícios de materiais suspeitos, de acordo com Elcir Zen, que sugerem investigação, são as cercas e mourões feitos com vigas ‘I’ de aço tratado nos tamanhos 20x10cm e 20x40cm, material incomum no mercado para essa finalidade, sendo que esses produtos são comuns em obras públicas de infraestrutura do Governo Federal, como construção de plataformas, balsas, guias transportadores, dentre outros.