Fenasps

quarta-feira, 13/01/2016

Trabalhadores do RJ em defesa da Saúde Pública

1

Crise da Saúde no RJ: trabalhadores mobilizados farão protesto pela segunda vez somente nesta semana no hospital Rocha Faria, na capital fluminense

 

 

Os trabalhadores da Saúde Pública do estado do Rio de Janeiro estão mobilizados e aprovaram uma agenda de lutas para denunciar o desmonte a que foram submetidos os hospitais públicos do estado. Esta situação de caos vem se arrastando por seguidos governos, mas foi intensificada no mandato do atual governador, Luiz Pezão, que acabou privatizando o Rocha Faria, um dos principais hospitais estaduais da capital carioca, entregando-o, primeiro, a uma Organização Social (OS), depois à Prefeitura do Rio, que vai manter a privatização via esta organização, ou repassar a administração a outra OS.

 

Vale ressaltar que, em função das OS serem pagas pelo governo ou pela Prefeitura, e não sofrerem qualquer tipo de fiscalização, podem contratar mão de obra e comprar equipamentos e medicamentos sem licitação, aumentando a possibilidade de desvio do dinheiro público, como aconteceu com a OS Biotech, que passou a administrar o Hospital Pedro II. Este hospital era estadual, foi repassado pelo governo Sérgio Cabral Filho para a Prefeitura que o repassou para a Biotech. O mesmo está acontecendo com os demais hospitais da rede estadual de saúde, entre eles, o Albert Schweitzer, o Getúlio Vargas, e agora, o Rocha Faria.

 

Veja o calendário de lutas, aprovado na Plenária Estadual dos Servidores, realizada nessa terça, 12 de janeiro:

 

  • 14/01, quinta-feira – ato no hospital estadual Rocha Faria, às 8h;
  • 15/01, sexta-feira – ato unificado contra aumento das passagens, com defesa dos Servidores e serviços públicos estaduais. Horário e local a confirmar;

  • 21/01, quinta-feira – às 17h, nova Plenária dos Servidores Estaduais, no Sindicato dos Médicos;

  • 03/02, quarta-feira – ato unificado dos Servidores estaduais (será sem Assembleia), às 15h. Local a confirmar.

 

*Com informações do site do Sindsprev/RJ.

Últimas notícias

terça-feira, 23/06/2026 FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação ...
terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...
sexta-feira, 19/06/2026 Auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas é direito e deve ser garantido pelo Governo Reivindicação da FENASPS e do FONASEFE ganha força no Congresso e precisa avançar na Mesa Nacional de Negociação Permanente A luta pela instituição do ...