Fenasps

quarta-feira, 09/07/2014

Morre Plínio de Arruda Sampaio, grande mestre da política brasileira

12

Plínio de Arruda Sampaio: lembrança e homenagem do legado do político na militância esquerdista

 

Faleceu na tarde desta terça-feira, 8 de julho, em São Paulo, o ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio. Diagnosticado com um câncer ósseo, Plínio estava internado há mais de um mês no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

 

Candidato do Psol à Presidência da República nas eleições de 2010, em que obteve a quarta posição, o político de 83 anos militou na Juventude universitária Católica, em que foi presidente, e na Ação Popular, organização de esquerda nascida no seio da igreja católica, entre outras entidades.

 

Um dos primeiros cem deputados cassados quando do golpe civil-militar de 64, Plínio foi promotor público, deputado federal constituinte e presidia a Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), além de dirigir o semanário Correio da Cidadania. Fundador do PT, Sampaio deixou o Partido dos Trabalhadores em 2005.

 

Após receberem a notícia da morte de Plínio de Arruda Sampaio, ocorrida na tarde desta terça-feira em São Paulo, políticos brasileiros usaram as redes sociais para se homenagear a história e o legado do ex-deputado federal. 

 

“Plínio partiu com a consciência do dever cumprido, após décadas de luta em defesa da igualdade e da justiça social”, escreveu em seu blog Luciana Genro, candidata do Psol à Presidência em 2014. “Plínio era o mais coerente quadro da esquerda brasileira no século XX. Que sua trajetória nos acalente e inspire”, escreveu no Twitter o senador Randolfe Rodrigues.

 

1 2

Em dezembro de 2009, Plínio de Arruda participou da VII Plenária Estatutária da Fenasps, a convite da entidade (clique nas fotos para ampliar)

 

 

*Com informações do portal Terra.

Últimas notícias

quinta-feira, 19/01/2023 Com participação da FENASPS, centrais sindicais se reúnem com ministro da Previdência nesta quinta, 19 Na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro as maiores centrais sindicais do país se reuniram em audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos ...
quinta-feira, 19/01/2023 FENASPS se reúne com representantes do MDS para tratar sobre INSS Nessa quarta-feira, 18 de janeiro, representantes da FENASPS estiveram reunidos em audiência realizada no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à ...
quarta-feira, 18/01/2023 A convite da CSP/Conlutas, FENASPS participa da reunião das centrais com o presidente Lula da Silva A FENASPS participou, a convite da CSP/Conlutas, da reunião das centrais sindicais com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizada nesta ...