Fenasps

quarta-feira, 09/07/2014

Morre Plínio de Arruda Sampaio, grande mestre da política brasileira

12

Plínio de Arruda Sampaio: lembrança e homenagem do legado do político na militância esquerdista

 

Faleceu na tarde desta terça-feira, 8 de julho, em São Paulo, o ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio. Diagnosticado com um câncer ósseo, Plínio estava internado há mais de um mês no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

 

Candidato do Psol à Presidência da República nas eleições de 2010, em que obteve a quarta posição, o político de 83 anos militou na Juventude universitária Católica, em que foi presidente, e na Ação Popular, organização de esquerda nascida no seio da igreja católica, entre outras entidades.

 

Um dos primeiros cem deputados cassados quando do golpe civil-militar de 64, Plínio foi promotor público, deputado federal constituinte e presidia a Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), além de dirigir o semanário Correio da Cidadania. Fundador do PT, Sampaio deixou o Partido dos Trabalhadores em 2005.

 

Após receberem a notícia da morte de Plínio de Arruda Sampaio, ocorrida na tarde desta terça-feira em São Paulo, políticos brasileiros usaram as redes sociais para se homenagear a história e o legado do ex-deputado federal. 

 

“Plínio partiu com a consciência do dever cumprido, após décadas de luta em defesa da igualdade e da justiça social”, escreveu em seu blog Luciana Genro, candidata do Psol à Presidência em 2014. “Plínio era o mais coerente quadro da esquerda brasileira no século XX. Que sua trajetória nos acalente e inspire”, escreveu no Twitter o senador Randolfe Rodrigues.

 

1 2

Em dezembro de 2009, Plínio de Arruda participou da VII Plenária Estatutária da Fenasps, a convite da entidade (clique nas fotos para ampliar)

 

 

*Com informações do portal Terra.

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...