Fenasps

sexta-feira, 26/07/2013

Estudo da Fiocruz aponta a falta de médicos como principal problema do SUS

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado neste mês, aponta que a escassez de médicos é um o principal problemas do Sistema Único de Saúde (SUS). O dado é baseado em uma pesquisa de opinião realizada, entre os dias 3 e 19 de novembro de 2010, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na qual 58,1% das 2.773 pessoas entrevistas de todas as regiões do país acreditam que a falta de médicos é a principal deficiência do SUS.

O estudo da Fiocruz demonstra também que apenas 5 unidades da federação – Espírito Santo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, em ordem crescente da relação médico/habitante – têm mais de um médico para cada mil habitantes, índice considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como parâmetro ideal para bom atendimento à saúde da população.
Ainda segundo material divulgado pela Fiocruz, mais de 1900 municípios têm menos de 1 médico para 3 mil habitantes na atenção básica e cerca de 700 cidades brasileiras apresentam altos índices de insegurança por escassez de médicos, sendo que a maioria delas não tem sequer 1 médico residindo no município.
1
Região amazônica é a que mais sofre com a escassez de médicos (clique para ampliar)

Falta atenção à saúde indígena
Usando dados do Ministério da Saúde, a Fiocruz dividiu a taxa de concentração de médicos em três faixas (veja na imagem acima), de acordo com a dificuldade de atração e fixação desses profissionais. A faixa de maior concentração de médicos ocorre nas capitais e municípios das regiões metropolitanas, seguida dos municípios no Nordeste, Centro-Oeste e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
As regiões brasileiras mais carentes em médicos são os municípios da Amazônia Legal, cidades de fronteira internacional e municípios prioritários da saúde indígena.
Confira aqui a íntegra do estudo da Fiocruz.

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...