Fenasps

sexta-feira, 26/07/2013

Estudo da Fiocruz aponta a falta de médicos como principal problema do SUS

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado neste mês, aponta que a escassez de médicos é um o principal problemas do Sistema Único de Saúde (SUS). O dado é baseado em uma pesquisa de opinião realizada, entre os dias 3 e 19 de novembro de 2010, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na qual 58,1% das 2.773 pessoas entrevistas de todas as regiões do país acreditam que a falta de médicos é a principal deficiência do SUS.

O estudo da Fiocruz demonstra também que apenas 5 unidades da federação – Espírito Santo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, em ordem crescente da relação médico/habitante – têm mais de um médico para cada mil habitantes, índice considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como parâmetro ideal para bom atendimento à saúde da população.
Ainda segundo material divulgado pela Fiocruz, mais de 1900 municípios têm menos de 1 médico para 3 mil habitantes na atenção básica e cerca de 700 cidades brasileiras apresentam altos índices de insegurança por escassez de médicos, sendo que a maioria delas não tem sequer 1 médico residindo no município.
1
Região amazônica é a que mais sofre com a escassez de médicos (clique para ampliar)

Falta atenção à saúde indígena
Usando dados do Ministério da Saúde, a Fiocruz dividiu a taxa de concentração de médicos em três faixas (veja na imagem acima), de acordo com a dificuldade de atração e fixação desses profissionais. A faixa de maior concentração de médicos ocorre nas capitais e municípios das regiões metropolitanas, seguida dos municípios no Nordeste, Centro-Oeste e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
As regiões brasileiras mais carentes em médicos são os municípios da Amazônia Legal, cidades de fronteira internacional e municípios prioritários da saúde indígena.
Confira aqui a íntegra do estudo da Fiocruz.

Últimas notícias

terça-feira, 01/07/2025 Militantes da FENASPS e movimentos populares realizam ato no aeroporto de Brasília em defesa do deputado Glauber Braga 1/7 Na manhã desta terça-feira, 01 de julho, a FENASPS e movimentos populares organizados realizaram ato no aeroporto de Brasília, manifestando apoio ao Mandato do ...
segunda-feira, 30/06/2025 Grande ato em defesa do mandato popular de Glauber Braga A Caravana #GlauberFica chega à capital federal para um grande ato público! De lá, vamos em caminhada até o anexo 2 da Câmara dos ...
sexta-feira, 27/06/2025 Jornada de lutas contra a reforma administrativa Não aceitaremos Reformas Administrativas que desmontam os serviços públicos, retiram os direitos dos servidores e prejudicam o acesso da população aos direitos básicos, garantidos ...