Fenasps

quinta-feira, 09/08/2012

Ministro Gilberto Carvalho é vaiado e chamado de traidor pelos servidores grevistas em evento em Brasília

Trabalhadores também fazem atos no aeroporto e Congresso Nacional

Dando continuidade às atividades, os componentes do Comando Nacional de greve e representantes dos estados do PR, RS, SP, RN, CE, SC e oposições DF e BA, junto de demais entidades, participaram, nesta quarta, 8 de agosto, do primeiro dia Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente – com participação de aproximadamente 1,5 mil pessoas – que acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, até 11 de agosto.

O ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que estava representando a presidenta da República, Dilma Rousseff, foi vaiado sem oportunidade de realizar sua fala.

 

Antes da vaia, ministro chamou trabalhadores de covardes
Num momento do evento, quando os servidores grevistas estavam saindo do Centro de Convenções, o ministro chamou os trabalhadores de covardes. Revoltados, os trabalhadores deram meia-volta, ocuparam o espaço logo à frente da mesa principal do evento e chamaram o ministro de traidor. “Traidor, traidor”, ouviu. “A greve continua. Dilma a culpa é sua!”. Carvalho discutiu aos gritos com a plateia.

 

5

Servidores em greve já saíam do evento quando o ministro chamou-os de covardes (Clique para ampliar)

 

1 2

 

3 4

Em evento em Brasília, servidores vaiam ministro Gilberto Carvalho, responsável pela intermediação entre os trabalhadores e o governo. Acima, no canto inferior direito, a Fenasps dá entrevista à repórter da OIT (Clique para ampliar)

Ao fim, o presidente da CUT, Vagner Freitas, comentou: “Se eu fosse presidente, destituía o ministro.”

Leia aqui mais sobre o ato em que o ministro Gilberto Carvalho foi vaiado.* Fonte: Folha de S. Paulo.

As entidades estão organizadas para entregar um documento à Organização Internacional do Trabalho (OIT) pedindo abertura imediata de negociações e suspensão das punições aos trabalhadores em greve. O governo, depois de cinco meses, não apresenta proposta, corta o ponto dos trabalhadores e baixa Decreto n° 7.777/2012, substituindo os servidores em greve.

 

Atos no aeroporto e no Congresso Nacional
Já no dia 07/08, pela manhã, os servidores em greve foram ao aeroporto de Brasília entregar carta aos parlamentares, e solicitaram audiência juntamente dos trabalhadores da ANVISA, obtendo grande repercussão.

6 7
Trabalhadores da base da Fenasps foram os primeiros a chegar ao aeroporto de Brasília (Clique para ampliar)

No período da tarde foi realizada panfletagem no Congresso Nacional com entrega de documento aos deputados e Senadores solicitando que façam intermediação para abertura de negociações. Os servidores se posicionaram no corredor onde é passagem obrigatória dos parlamentares ao Plenário da Câmara e Senado Federal.

8 9
Servidores panfletaram em ponto estratégico: no corredor que dá acesso tanto à Câmara quanto ao Senado. O deputado Jean Willys foi um dos abordados pelos trabalhadores (Clique para ampliar)

ORIENTAÇÃO AOS SINDICATOS ESTADUAIS SOBRE CORTE DE PONTO
Sobre a questão do corte de ponto, a Assessoria Jurídica da FENASPS orientou que estas ações sejam ingressadas pelos sindicatos Estaduais, conforme orientação enviada na sexta, 3 de agosto. A assessoria pretende ainda fazer a discussão sobre o corte de ponto e intervenção da Justiça nas greves no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pois o governo tem influenciado a Justiça a deferir decisões contrárias à luta dos servidores, não impondo qualquer sanção ao governo, que se recusa a estabelecer negociações com as categorias do funcionalismo em greve. Durante o movimento paredista, além dos trabalhadores da Saúde, sofreram descontos trabalhadores da ANVISA, FUNASA, IBGE, Ministério da Reforma Agrária, ficais da Receita Federal.

A próxima semana será muito importante para os rumos da greve que continua crescendo com as paralisações dos servidores da Polícia Federal e da Receita Federal. Os trabalhadores do serviço público acamparão em Brasília, entre dos dias 13 a 17 de agosto, e realizarão grande marcha no dia 15 de agosto, quarta-feira. É importante que todos os estados enviem caravanas para Brasília para os eventos descritos acima.

Solicitamos que os estados que forem acampar na semana de 13 a 17 avisarem a Fenasps para informações complementares, com URGÊNCIA.

 

 

*Fonte: Folha de S. Paulo.

 

 

Veja abaixo mais fotos dos atos desta semana:

 

Terça-feira, 7 de agosto, pela manhã, no aeroporto de Brasília

10 11

13 14**

15** 15**

16** 16**

17** 18**

19** 20**

21** 22**

23**

**Crédito das fotos assinaladas: Ronaldo Barroso

 

 

Terça-feira, 7 de agosto, à tarde, no Congresso Nacional

b1 b2

 

Quarta-feira, 8 de agosto, à tarde, no Centro de Convenções de Brasília

a1 a2

 

 

 

 

 


Últimas notícias

terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...
terça-feira, 16/04/2024 Em ato na sede do INSS, FENASPS protesta contra exclusão de aposentados(as) da negociação com o Governo Com participação de militantes de vários estados do país – Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, ...
segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...