Fenasps

sexta-feira, 27/07/2012

Greve na Anvisa chega ao 12° dia com grande adesão. Confira quadro de greve (2)

A greve dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou ao décimo segundo dia nesta sexta-feira, 27, e atinge cerca de 70% da categoria. Vários postos entraram em greve nesta semana, aumentando o contingente de servidores paralisados.

Além disso, a greve dos servidores da Anvisa – bem como de outras agências reguladoras – ganhou repercussão na mídia, aparecendo em destaque em vários veículos de comunicação, como no caso da matéria sobre a paralisação, divulgada em horário nobre da TV nessa quarta-feira, 25 de julho.

Os trabalhadores dos portos de Cabedelo (PB), Itaqui (MA), Maceió (AL), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) já aderiram à greve e se juntaram aos outros estados em greve: DF, ES, PR, RN, RS, SC e SP.

A partir da segunda semana de greve iniciada em 16 de julho, outros estados aderiram à paralisação, como Amazonas, na segunda-feira, dia 23, e Ceará e Minas Gerais, que aderiram nessa quarta, 25 de julho.

Greve também nas fronteiras
Além dos portos e aeroportos, os servidores da Anvisa nos postos de fronteira também estão na greve. Em Dionísio Cerqueira, cidade catarinense que faz fronteira com a Argentina, servidores da base do Sindprevs/SC mobilizaram os trabalhadores no local e afixaram cartazes para marcar a presença do sindicato filiado à Fenasps.

1

Trabalhadores afixaram cartaz na porta da aduana na fronteira com a Argentina, em Dionísio Cerqueira (SC)

Atos em São Paulo e na capital federal, Brasília
A segunda semana de greve na Anvisa também foi marcada por atos em vários locais de trabalho. Em Santos, litoral paulista, servidores em greve na quarta, 25 de julho, um ato público – para expor as reivindicações da categoria – que envolveu também trabalhadores de outras agências reguladoras. Os trabalhadores da base do Sinsprev/SP, filiado à Fenasps, e suas Delegacias Regionais da Baixada Santista e de Guarulhos, participaram do ato.

2
Atos dos servidores da Anvisa em Santos, no litoral paulista…

Em Brasília, servidores das agências reguladoras realizaram ato no Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek na tarde dessa quinta-feira, 26 de julho. Com cartazes e faixas, os trabalhadores protestaram contra o Decreto 7.777/2012, que autoriza a substituição dos servidores em greve por equivalentes estaduais e municipais.

 

3
…e no aeroporto internacional de Brasília (Crédito das fotos: Sinsprev/SP e Sinagências, respectivamente)

 

Confira abaixo quadro de greve na Anvisa (atualizado em 30 de julho)

 

ESTADO

INÍCIO

SITUAÇÃO

ALAGOAS

GREVE

16 de julho

Greve no porto de Maceió

AMAZONAS

GREVE

16 de julho

Aeroporto e porto de Manaus

CEARÁ

GREVE

25 de julho

Trabalhadores paralisados no porto de Mucuripe, em Fortaleza

DISTRITO FEDERAL

GREVE

16 de julho

Sede nacional da Anvisa em Brasília está com paralisação de 100%

ESPÍRITO SANTO

GREVE

Trabalhadores do Porto de Vitória estão de braços cruzados

MARANHÃO

GREVE

16 de julho

Porto do Itaqui está paralisado desde 16 de julho

MINAS GERAIS

GREVE

25 de julho

Um dos estados mais mobilizados

PARANÁ

GREVE

16 de julho

Os postos de Guaíra e Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai, e do porto de Paranaguá, estão com 100% de paralisação.

 

Em Curitiba, o aeroporto Afonso Pena, também está totalmente paralisado.

PERNAMBUCO

GREVE

23 de julho

Porto de Suape, no grande Recife, está paralisado. Liminar da Justiça autorizou navios a atracarem, mas servidores continuam em greve

RIO DE JANEIRO

GREVE

18 de julho

Paralisado o porto do Rio de Janeiro

RIO GRANDE DO NORTE

GREVE

16 de julho

Aeroporto e porto de Natal, e a sede da CVPAF-RN estão com 70% de adesão à greve

 

No dia 31/07, o Sindprevs/RN participa do dia nacional de lutas, cuja concentração se dará na UFRN.

 

Na quinta-feira, 02/08, ato público em frente ao Escritório do Ministério da Saúde em Natal/RN.

RIO GRANDE DO SUL

GREVE

16 de julho

Paralisação total nos postos e fronteiras.

SANTA CATARINA

GREVE

16 de julho

Adesão de 100% nos postos do estado

SÃO PAULO

GREVE

16 de julho

Nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas a greve está em 100%. Já no Porto de Santos, os servidores atendem casos de emergência.

 

Em assembleia nesta segunda, 23, os servidores do aeroporto de Viracopos, em Campinas, deliberaram pela greve.

 

A sede da Anvisa na capital paulista está parcialmente paralisada.

 

 

*Fonte: com informações do Estadão e Sinagências.

Últimas notícias

sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...
quinta-feira, 21/03/2024 Em ofício, FENASPS reivindica ao INSS que servidores(as) não sejam prejudicados por inconsistências nos sistemas Nesta quinta-feira, 21 de março, a FENASPS protocolou um ofício ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, requerendo que a direção da autarquia tome as ...
quarta-feira, 20/03/2024 3 de abril é Dia Nacional de Mobilização e Paralisação no Serviço Público Federal! A FENASPS e demais entidades do Fonasefe convocam as entidades filiadas a construírem o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação em 3 de abril ...