Fenasps

quinta-feira, 19/07/2012

10 mil manifestantes ocupam Brasília na Marcha dos Servidores em greve

marcha1

Fenasps e sindicatos filiados tiveram presença maciça

Nessa quarta-feira, 18, mais de 10 mil pessoas – entre trabalhadores, estudantes e militantes de diversos movimentos sociais – participaram da grande Marcha dos Servidores em greve, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Além da grande representatividade do ato, que surpreendeu em número e tamanho – a expectativa era de apenas 5 mil servidores – a marcha marcou ainda o primeiro mês da greve da Seguridade Social, deflagrada em 18 de junho.

Em vez de diálogo, policiamento ostensivo
O Governo mais uma vez não recebeu os servidores nem no Palácio do Planalto nem no bloco K do Ministério do Planejamento. Durante todo o ato, os servidores fizeram apenas manifestações pacíficas, com um abraço simbólico ao redor do edifício do ministério.

marcha2
Servidores realizam abraço simbólico ao redor do Ministério do Planejamento

A resposta do governo, entretanto, foi enviar centenas de policiais militares para lidar com os trabalhadores e estudantes. A Polícia Militar tratou os manifestantes com truculência, dispensando-os da porta do edifício do ministério com gás lacrimejante, spray de pimenta e armas de eletrochoque (taser gun).

4
A PM bloqueou o acesso acesso em frente ao Palácio do Planalto. Somente depois da pressão dos servidores, a marcha seguiu em direção ao Planejamento…

3
…onde manifestantes tiveram que se proteger diante do gás de pimenta lançado pelos policiais no local

Mesmo com toda a agressividade policial, os servidores não arredaram pé do local, permanecendo na frente do Planejamento durante boa parte da tarde. Depois, os trabalhadores seguiram para o Acampamento Unificado, onde receberam orientações sobre as próximas atividades.

Plenárias nos dias 19 e 20 de julho
O principal encaminhamento da tarde desta quarta, 18, foi pela participação na Plenária da Fenasps, que acontece nesta quinta-feira, 19 de julho, no teatro Dulcina, próximo à sede da federação. Haverá plenária também nesta sexta-feira, no Acampamento Unificado, no dia 20 de julho, desta vez organizada pelas entidades representativas das outras categorias em greve do funcionalismo federal.

 

Veja abaixo mais fotos da Marcha do dia 18

 

5

 

6

 

7

 

8

 

9

 

10

 

11

 

12

 

13

 

14

 

15

 

15

 

16

 

17

 

17

 

18

 

19

 

20

 

21

 

22

 

23

 

24

 

25

 

26

 

 

Últimas notícias

terça-feira, 31/01/2023 Plantonistas da FENASPS buscam informações junto ao INSS sobre a compensação da greve de 2022, devolução de 2009 e BMOB/TERF Devido a várias demandas vindas dos estados, na tarde dessa segunda-feira, 30 de janeiro, representantes do Plantão da Diretoria Colegiada da FENASPS solicitaram uma ...
terça-feira, 31/01/2023 Por reajuste salarial, entidades dos SPFs realizam Dia Nacional de Mobilização. Veja como foi Nesta terça-feira, 31 de janeiro, ocorreu a primeira mobilização nacional de Servidores Públicos Federais deste ano de 2023. O Dia Nacional de Mobilização (card ...
terça-feira, 31/01/2023 Fenasps participa de reunião com ministra de Gestão em 30/01, discutindo a retomada das negociações As entidades FONASEFE e FONACATE apresentaram as reivindicações dos/das Servidores e os pontos discutidos nos respectivos fóruns. Apesar de não estar previsto, teve a ...