Fenasps

quarta-feira, 18/07/2012

Governo não negocia e sequer recebe trabalhadores no Palácio do Planalto. Veja também o quadro da greve na ANVISA (2)

dsc_5206

No primeiro plano, servidores montam acampamento na Esplanada dos Ministérios, com Congresso Nacional ao fundo

Os servidores federais em greve, além de estudantes das universidades paralisadas, iniciaram a montagem das barracas para o Acampamento Unificado em Brasília, na manhã desta terça-feira, 17 de julho. Mais de 500 militantes da base da Fenasps participaram, representando os sindicatos estaduais de Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Após a instalação do acampamento, no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, os militantes se encaminharam, em uma grande marcha com cerca de 2 mil pessoas, à Praça dos Três Poderes, onde na última quinta-feira, 12 de julho, foram recebidos no Palácio do Planalto.

 

Marcha

(Crédito da foto: Assessoria de Comunicação Sindprevs/SC)

Governo não negocia e sequer recebe trabalhadores no Palácio do Planalto
Não foi o que aconteceu, entretanto, nesta terça, 17: o governo se recusou a receber os trabalhadores. Para os representantes do Comando Nacional de Greve (CNG), essa negativa serviu para mobilizar ainda mais os participantes da Marcha dos Servidores em Greve, que será nesta quarta, 18.

 

Marcha

 

Com expectativa de receber 5 mil manifestantes, a marcha ficará concentrada a partir das 9h em frente à Catedral de Brasília e seguirá novamente até a frente do Palácio do Planalto, onde os servidores de todo o país Brasil farão um ato para cobrar da presidenta Dilma Rousseff uma posição com relação à greve no funcionalismo federal.

Greve na ANVISA
Esta terça-feira, 17 de julho, também foi marcada pelo segundo dia de greve dos servidores da ANVISA, que estão mobilizados juntamente dos trabalhadores de outras Agências Reguladoras.

A Fenasps recebeu informações de que os trabalhadores em Brasília surpreenderam as expectativas e paralisaram totalmente a sede nacional da ANVISA. Na capital federal foi formada uma comissão de greve que foi recebida pelo diretor-presidente em exercício, Jaime César de Moura Oliveira, que manifestou solidariedade ao movimento e às reivindicações da categoria.

Jaime disse que não orientou a nenhum chefe ou gerente a caçar servidores em greve e que caso seja registrado algum problema nesse sentido deverá ser repassado diretamente ao seu gabinete.

Instalação de Comandos Estaduais de Greve
A Fenasps reafirma a necessidade de criação e instalação de comandos de greve nos estados para mobilizar os trabalhadores nos locais de trabalho. O Comando Nacional de Greve (CNG) se reunirá na Fenasps e no Sinagências.

O CNG/Anvisa fará uma reunião no Ministério do Planejamento nesta quinta, 19, para receber respostas do governo sobre as reivindicações da categoria, que são:

1. Criação de uma Carreira de Regulação Federal, que contemple o quadro específico e quadro efetivo, tratando isonomicamente ambas carreiras;
2. Remuneração por subsídio;
3. Correção de tabelas pela reposição das perdas da inflação e
4. Paridade entre ativos e aposentados.

 

Veja abaixo o quadro de greve dos servidores da ANVISA

 

ESTADO

INÍCIO

SITUAÇÃO

DISTRITO FEDERAL

GREVE

16 de julho

Sede nacional da Anvisa em Brasília está com paralisação de 100%

PARANÁ

GREVE

16 de julho

Adesão cresceu do primeiro para o segundo dia de greve.

 

O aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, está totalmente paralisado. Os servidores só liberam produtos perecíveis, assim como em Foz do Iguaçu e Guaíra, na fronteira com o Paraguai.

 

Em Curitiba, trabalhadores da Anatel, ANTT e DNPM também cruzaram os braços.

RIO GRANDE DO SUL

GREVE

16 de julho

 

Paralisação total nos postos e fronteiras

SANTA CATARINA

GREVE

16 de julho

Adesão de 100% nos postos do estado

SÃO PAULO

GREVE

16 de julho

Trabalhadores mobilizados nos quatro maiores postos da Anvisa em SP.

 

No aeroporto de Congonhas e no Porto de Santos, a greve está em 70%. Em Viracopos, a greve está sendo avaliada, enquanto em Guarulhos, os trabalhadores pediram reforços, mas aderiram parcialmente

Últimas notícias

terça-feira, 31/01/2023 Plantonistas da FENASPS buscam informações junto ao INSS sobre a compensação da greve de 2022, devolução de 2009 e BMOB/TERF Devido a várias demandas vindas dos estados, na tarde dessa segunda-feira, 30 de janeiro, representantes do Plantão da Diretoria Colegiada da FENASPS solicitaram uma ...
terça-feira, 31/01/2023 Por reajuste salarial, entidades dos SPFs realizam Dia Nacional de Mobilização. Veja como foi Nesta terça-feira, 31 de janeiro, ocorreu a primeira mobilização nacional de Servidores Públicos Federais deste ano de 2023. O Dia Nacional de Mobilização (card ...
terça-feira, 31/01/2023 Fenasps participa de reunião com ministra de Gestão em 30/01, discutindo a retomada das negociações As entidades FONASEFE e FONACATE apresentaram as reivindicações dos/das Servidores e os pontos discutidos nos respectivos fóruns. Apesar de não estar previsto, teve a ...