História
A FENASPS foi criada pelo I Encontro Nacional das Associações de Servidores do SINPAS – Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social, em Belo Horizonte – nos dias 02 e 03 de junho de 1984, com FINALIDADE precíopua de defesa dos interesses dos servidores do SINPAS em todo o Brasil, e com OBJETIVOS de congregar e representar os servidores do SINPAS em todo território Nacional , através de suas entidades de classe filiadas, sua sede administrativa funcionou provisoriamente em Belo Horizonte.
A primeira diretoria da federação, funcionou em caráter provisório até a realização do I congresso da então fundada entidade, o que aconteceria em 1985. A diretoria foi composta por: Luiz Fernando Silva – Presidente; Sabino Loreto – vice-presidente; Luiz Astor da Costa Ramos – 1º secretário; Walter Rodrigues das Dores – 2º secretário e Esdras Rocha Silva – tesoureiro.
ALGUMAS ALTERAÇÕES
Em 1989 a FENASPS transferiu sua sede administrativa para Brasília-DF. No V CONFENASPS realizado neste mesmo ano em Goiânia, que contou com a presença de 1731 representantes de 23 estados (AL, AP, AC, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT,MS, MG, PA, PR, PB, PE, PI, RJ, RO, SC, SP, SE.), foi aprovada a mudança de denominação da Federação para Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde e Previdência Social. Dois anos depois, no VII CONFENASPS realizado em Fortaleza, a FENASPS teve a sua denominação, mais uma vez, alterada em função do desmembramento do Ministério da Previdência por parte do governo federal, passando-se a se chamar Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Em Saúde Trabalho e Previdência Social . Outra alteração foi com relação ao regime que deixou de ser presidencialista para colegiado formado por 08 secretarias compostas por três diretores cada uma.