Fenasps

segunda-feira, 29/03/2021

Bolsonaro persegue, e polícias prendem manifestantes opositores. Ditadura nunca mais!

O governo Bolsonaro não admite quem pensa diferente e intensifica perseguição política utilizando o Estado para reprimir seus críticos. O caso recente mais famoso é o do influenciador digital Felipe Neto, que chamou o presidente de genocida em suas redes sociais e foi acionado judicialmente pela presidência com base na Lei de Segurança Nacional.

O governo também persegue o movimento sindical, como no caso da presidente da ADUFERPE, Erika Suruagy, convocada a depor na Polícia Federal por manifestação pacífica realizada no ano passado, e Pedro Hallal, que à época reitor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi obrigado a assinar Termo de Ajustamento de Conduta por críticas ao governo sob a possível pena de sua exoneração.

E quem não se lembra do fiscal do Ibama José Olímpio Augusto Morelli, que havia multado o presidente por pesca ilegal em Angra dos Reis? O fiscal foi exonerado de seu cargo de chefia e, em entrevista, confirmou que se tratava de vingança pessoal.

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa e pela valorização do Serviço Público (imagem: reprodução)

Em 18 de março deste ano, em Uberlândia, 25 pessoas foram convocadas a depor na Polícia Federal por críticas ao presidente em redes sociais. Outras 4 pessoas foram presas ao estenderem a faixa que você acima, com os dizeres “Bolsonaro genocida”.

Toda essa repressão demonstra a incapacidade do governo de lidar com opositores políticos num regime democrático, tratando-os como inimigos pessoais. Também demonstram uma enorme insegurança de um governo que assiste sua popularidade cair e que é obrigado a recuar na questão de adotar as vacinas por pressão popular.

Diante desse cenário, iniciativas como a Frente Cala Boca Já Morreu, criada por Felipe Neto para oferecer assistência jurídica a quem for acionado judicialmente por exercer sua liberdade de expressão contra os bolsonaristas, são muito importantes, junto da unidade dos movimentos sociais e setores progressistas.

Nos últimos dias, uma enxurrada de personalidades tem se manifestado com a expressão “Bolsonaro genocida” nas redes sociais. Nós, servidores públicos, nos somamos a essas manifestações!

Veja mais conteúdos como esse nas redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube. Acesse também as redes sociais da campanha do Fonasefe: FacebookInstagramTwitter e Youtube.

Não à repressão!

DITADURA NUNCA MAIS!

Últimas notícias

quinta-feira, 25/06/2026 Veja o parecer da assessoria jurídica da FENASPS sobre a regulamentação da Convenção 151 da OIT Análise aponta avanços no PL 1.893/2026, mas defende mudanças para garantir negociação real, cumprimento dos acordos, direito de greve e responsabilização de gestores A ...
terça-feira, 23/06/2026 FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação ...
terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...