Fenasps

terça-feira, 12/01/21

Demissão de 5 mil trabalhadores do BB é mais um ataque do governo ao Serviço Público

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa e pela (imagem: reprodução)

O Banco do Brasil anunciou nessa segunda-feira, 11 de janeiro, um programa de reestruturação que significa mais um passo na sua privatização.

Entre as medidas estão a desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, além da conversão de 243 agências em postos de atendimento e da transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa.

Tudo isso virá acompanhado de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ), que pretende realocar empregados, e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), que tem como meta o desligamento de 5.000 funcionários.

O que o governo pretende e a gestão do banco está executando à risca é o enxugamento da instituição para que possa ser privatizada. Esse é o mesmo procedimento realizado com outras empresas estatais no passado: o governo demite e paga todos os débitos trabalhistas com dinheiro público e vende ao empresário uma empresa limpa desses débitos por preço de banana.

É a riqueza do Brasil sendo entregue ao capital financeiro por aqueles que se dizem patriotas. Quem mais se dá mal é o cliente, que vai pagar mais taxas e ter mais dificuldade de créditos e financiamentos se o banco se tornar realmente privado, além de ter um atendimento muito mais demorado devido à falta de funcionários.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #PrivatizacaoNao, #NaoaDemissaonoBB, #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Contra a privatização das empresas estatais, defenda o serviço público!

Últimas notícias

quarta-feira, 14/07/21 ÚLTIMAS HORAS! Inscreva-se já na 3ª Reunião Ampliada em defesa do Serviço Social no INSS Faltam poucas horas para você fazer sua inscrição na 3ª Reunião Ampliada em defesa do Serviço Social no INSS, que vai ocorrer nesta quinta-feira, ...
quarta-feira, 14/07/21 Ministro ‘pinóquio’ insiste em mentiras para defender a Reforma Administrativa O Ministro da Economia, Paulo Guedes, já sustentou que a Reforma Administrativa economizaria 300 bilhões de reais aos cofres públicos. Em outra oportunidade, afirmou ...
segunda-feira, 12/07/21 FENASPS/CONASF promove 3ª Reunião Ampliada em defesa do Serviço Social no INSS. Passou da hora de agir! Diante de todos os ataques à existência da Previdência Social pública e ao Serviço Social no INSS, dentre eles: a imposição de programas de ...