Fenasps

terça-feira, 12/01/21

Demissão de 5 mil trabalhadores do BB é mais um ataque do governo ao Serviço Público

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa e pela (imagem: reprodução)

O Banco do Brasil anunciou nessa segunda-feira, 11 de janeiro, um programa de reestruturação que significa mais um passo na sua privatização.

Entre as medidas estão a desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, além da conversão de 243 agências em postos de atendimento e da transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa.

Tudo isso virá acompanhado de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ), que pretende realocar empregados, e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), que tem como meta o desligamento de 5.000 funcionários.

O que o governo pretende e a gestão do banco está executando à risca é o enxugamento da instituição para que possa ser privatizada. Esse é o mesmo procedimento realizado com outras empresas estatais no passado: o governo demite e paga todos os débitos trabalhistas com dinheiro público e vende ao empresário uma empresa limpa desses débitos por preço de banana.

É a riqueza do Brasil sendo entregue ao capital financeiro por aqueles que se dizem patriotas. Quem mais se dá mal é o cliente, que vai pagar mais taxas e ter mais dificuldade de créditos e financiamentos se o banco se tornar realmente privado, além de ter um atendimento muito mais demorado devido à falta de funcionários.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #PrivatizacaoNao, #NaoaDemissaonoBB, #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Contra a privatização das empresas estatais, defenda o serviço público!

Últimas notícias

segunda-feira, 11/01/21 A vacina produzida pelo Butantan é uma vitória do Serviço Público! Muitos estão comemorando o alto índice de eficácia da vacina CoronaVac desenvolvida pelo Instituto Butantan, que trabalhou em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. ...
sexta-feira, 08/01/21 Brasil ultrapassa 200 mil mortes por Covid-19. Vacinação, já! No mesmo dia em que o Brasil ultrapassou a marca de 200 mil mortes por COVID-19 (esta quinta-feira, 7 de janeiro), registramos um recorde ...
quinta-feira, 07/01/21 O Brasil não pode esperar mais! Vacinação contra Covid-19 já! Em todos os países do mundo os governos planejaram campanhas de vacinação contra a COVID-19 com antecedência para que quando as vacinas estivessem prontas ...