Fenasps

segunda-feira, 11/01/21

A vacina produzida pelo Butantan é uma vitória do Serviço Público!

Material da campanha do Fonasefe faz apelo pela vacinação contra a Covid-19 (imagem: reprodução)

Muitos estão comemorando o alto índice de eficácia da vacina CoronaVac desenvolvida pelo Instituto Butantan, que trabalhou em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O seu índice de eficácia é de 78% contra contaminação e de 100% contra casos graves. Tanto o governo federal de Bolsonaro quanto o governo estadual de João Dória adotaram posturas equivocadas em relação a essa vacina.

O primeiro fez e continua fazendo de tudo para que os brasileiros desconfiem do medicamento e não se imunizem por meio dele apenas para acirrar a disputa política com o opositor paulista.

Antes disso, Bolsonaro negligenciou um plano nacional de vacinação – inclusive o desenvolvimento de uma vacina nacional – e agora corre atrás do prejuízo que isso lhe causou, inclusive buscando atrasar ou mesmo inviabilizar a aprovação da CoronaVac para não perder capital político, mesmo que às custas da vida de milhares de pessoas.

Em contrapartida, Dória demonstra um enorme oportunismo ao se colocar como o grande responsável pela CoronaVac, fazendo uso político de seu lançamento, com vistas à eleição de 2022. Na verdade, a vacina não vem de Dória, mas sim do trabalho incansável de cientistas do Instituto Butantan, órgão público vinculado à Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, que conta com profissionais concursados e capacitados.

Infelizmente, os políticos no Brasil adquiriram o péssimo costume de apresentar seu trabalho como um favor que prestassem aos brasileiros, como se não tivessem sido eleitos para isso, e até mesmo roubam os créditos dos verdadeiros responsáveis pelas benfeitorias realizadas durante sua gestão, nesse caso os cientistas.

A vacina do Butantan é uma vitória do serviço público de saúde brasileiro, o que demonstra a necessidade de valorização desses serviços. Nesse sentido, tanto o governo federal, quanto o governo estadual caminham na contramão disso apoiando medidas como a Reforma Administrativa, que vai abrir as portas para a destruição do serviço público, por meio da terceirização e da privatização.

Contra a negligência de Bolsonaro, o oportunismo de Dória e o apoio à Reforma Administrativa de ambos, devemos lutar pela defesa da vida e do serviço público!

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #VacinaparaTodos, #VacinaGratuita, #VacinacontraCovid19, #VacinadoButantan, #Coronavac, #BolsonaroGenocida, #DoriaOportunista, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Vacina contra COVID-19 já! Gratuita e para todos! Em defesa da vida!

Últimas notícias

quarta-feira, 14/07/21 ÚLTIMAS HORAS! Inscreva-se já na 3ª Reunião Ampliada em defesa do Serviço Social no INSS Faltam poucas horas para você fazer sua inscrição na 3ª Reunião Ampliada em defesa do Serviço Social no INSS, que vai ocorrer nesta quinta-feira, ...
quarta-feira, 14/07/21 Ministro ‘pinóquio’ insiste em mentiras para defender a Reforma Administrativa O Ministro da Economia, Paulo Guedes, já sustentou que a Reforma Administrativa economizaria 300 bilhões de reais aos cofres públicos. Em outra oportunidade, afirmou ...
segunda-feira, 12/07/21 FENASPS/CONASF promove 3ª Reunião Ampliada em defesa do Serviço Social no INSS. Passou da hora de agir! Diante de todos os ataques à existência da Previdência Social pública e ao Serviço Social no INSS, dentre eles: a imposição de programas de ...