Fenasps

segunda-feira, 11/01/2021

A vacina produzida pelo Butantan é uma vitória do Serviço Público!

Material da campanha do Fonasefe faz apelo pela vacinação contra a Covid-19 (imagem: reprodução)

Muitos estão comemorando o alto índice de eficácia da vacina CoronaVac desenvolvida pelo Instituto Butantan, que trabalhou em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O seu índice de eficácia é de 78% contra contaminação e de 100% contra casos graves. Tanto o governo federal de Bolsonaro quanto o governo estadual de João Dória adotaram posturas equivocadas em relação a essa vacina.

O primeiro fez e continua fazendo de tudo para que os brasileiros desconfiem do medicamento e não se imunizem por meio dele apenas para acirrar a disputa política com o opositor paulista.

Antes disso, Bolsonaro negligenciou um plano nacional de vacinação – inclusive o desenvolvimento de uma vacina nacional – e agora corre atrás do prejuízo que isso lhe causou, inclusive buscando atrasar ou mesmo inviabilizar a aprovação da CoronaVac para não perder capital político, mesmo que às custas da vida de milhares de pessoas.

Em contrapartida, Dória demonstra um enorme oportunismo ao se colocar como o grande responsável pela CoronaVac, fazendo uso político de seu lançamento, com vistas à eleição de 2022. Na verdade, a vacina não vem de Dória, mas sim do trabalho incansável de cientistas do Instituto Butantan, órgão público vinculado à Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, que conta com profissionais concursados e capacitados.

Infelizmente, os políticos no Brasil adquiriram o péssimo costume de apresentar seu trabalho como um favor que prestassem aos brasileiros, como se não tivessem sido eleitos para isso, e até mesmo roubam os créditos dos verdadeiros responsáveis pelas benfeitorias realizadas durante sua gestão, nesse caso os cientistas.

A vacina do Butantan é uma vitória do serviço público de saúde brasileiro, o que demonstra a necessidade de valorização desses serviços. Nesse sentido, tanto o governo federal, quanto o governo estadual caminham na contramão disso apoiando medidas como a Reforma Administrativa, que vai abrir as portas para a destruição do serviço público, por meio da terceirização e da privatização.

Contra a negligência de Bolsonaro, o oportunismo de Dória e o apoio à Reforma Administrativa de ambos, devemos lutar pela defesa da vida e do serviço público!

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes, e pela valorização do Serviço Público. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #VacinaparaTodos, #VacinaGratuita, #VacinacontraCovid19, #VacinadoButantan, #Coronavac, #BolsonaroGenocida, #DoriaOportunista, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Vacina contra COVID-19 já! Gratuita e para todos! Em defesa da vida!

Últimas notícias

segunda-feira, 03/11/2025 A Dupla Face do Congresso: Deputados Que Blindaram Privilégios Também Votaram Pela Demissão de Servidores na PEC 38/2025 Uma análise detalhada dos votos na Câmara dos Deputados revela um padrão preocupante: os parlamentares que defenderam a ‘PEC da Blindagem’, garantindo a proteção ...
sexta-feira, 31/10/2025 FENASPS PARTICIPA DA 6° REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA MSNP/MS E 11° GERAL DIA 23/10/2025 Presentes:Bancada do Governo: Etel Matielo(CoordenadoraGeral de Gestãode Pessoas); Donizete Simioni(Subsecretário Adjunto de Assuntos Administrativos), Shirlei Aparecida da S. Bastos(Assessoria Técnica) e Diego Lima de ...
quinta-feira, 30/10/2025 FENASPS e entidades que lutam em defesa dos servidores intoxicados da FUNASA realizam ato no Ministério da Saúde – 29/10 Cerca de mil servidores e servidoras do Ministério da Saúde de todo o país realizaram um grande ato em frente ao Ministério da Saúde, ...