Fenasps

quarta-feira, 06/01/2021

Enquanto vacina pelo SUS atrasa, Bolsonaro prioriza autorização a clínicas privadas

Material da campanha do Fonasefe faz apela pela vacinação contra a Covid-19 (imagem: reprodução)

Nessa segunda-feira, dia 4 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou que as clínicas de saúde privadas deverão respeitar a ordem dos grupos prioritários na fila da vacinação contra a COVID-19 se quiserem vender vacinas.

Essa declaração, que pode parecer uma restrição significativa a essas clinicas, na verdade é o contrário disso. Em outras palavras, o governo está autorizando as clínicas privadas a vender doses – caso a pessoa tenha condições de pagar – com a única condição dos grupos prioritários terminarem de ser vacinados antes.

Assim, num país tão desigual como o Brasil, a declaração abre brechas para os ricos serem imunizados antes do restante da população. Em outras palavras, vão furar a fila da vacina do SUS apenas porque possuem mais dinheiro.

A declaração que o Ministério da Saúde deveria emitir é o anúncio de um plano nacional de imunização efetivo, a compra de doses e insumos hospitalares para atender a todos de forma gratuita e a contratação de profissionais de saúde para aplicar este plano.

Além disso, o governo deveria proibir as clínicas privadas de comercializar as vacinas paralelamente e punir aqueles que tentarem furar a fila. A permissão de que essas clínicas comercializem a vacina vai dificultar a compra de doses pelo poder público devido à diminuição da oferta, além de inflacionar os preços desses medicamentos, elitizando o processo de imunização.

Sem contar que um plano de vacinação não integrado pode fracassar devido às mutações do vírus. A vacinação contra a COVID-19 deve ser monopólio do Estado brasileiro, pois é seu dever e é um direito do cidadão.

Exigimos um plano nacional de imunização efetivo, a compra de doses e insumos para toda a população e a proibição da venda paralela de vacinas aos que pretendem furar a fila do SUS apenas por poderem pagar.

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro de 2020 a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você! Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #VacinaparaTodos, #VacinaGratuita, #VacinacontraCovid19já, #VacinaNãoéMercadoria, #EmDefesadaVida, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Vacina não é mercadoria! Vacina contra Covid já! Em defesa da vida!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...