Fenasps

terça-feira, 24/11/20

Reforma Administrativa trará de volta a ‘privataria’ que afundou o país

Material da campanha do Fonasefe alerta contra a contrarreforma Administrativa (imagem: reprodução)

Há mais de 30 anos o discurso da maioria dos políticos brasileiros é o mesmo: “precisamos enxugar o Estado”, “a máquina pública gera muitos custos”, “as empresas estatais dão prejuízo”, “a mão invisível do mercado é quem deve controlar a economia”, “vamos privatizar tudo”, “o Estado deve ser mínimo” e um longo etcétera.

Quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito, o Brasil iniciou uma onda de privatizações das estatais e dos serviços públicos. Ele dizia que o Brasil precisava acertar as contas fazendo caixa para pagar a dívida pública. Isso seria importante para dar credibilidade ao país e atrair investidores.

O Brasil vendeu quase todas as empresas estatais estratégicas a preço de banana e a iniciativa privada invadiu o serviço público por meio de terceirizações, concessões e outras modalidades de contrato. A dívida pública brasileira não só não foi paga como cresceu 52 vezes de tamanho, passando de 86 bilhões para 4,5 trilhões de reais.

Isso ocorreu porque vender empresas e privatizar serviços não serve para ajustar as contas públicas, apenas para piorar os serviços públicos e encher o bolso dos empresários que exploram as nossas riquezas.

Com a Reforma Administrativa, Bolsonaro, Paulo Guedes e a maioria do Congresso Nacional vêm com o mesmo discursinho de que a privatização resolverá tudo. Mas, depois de 30 anos de privatizações que não resolveram nada, a gente não pode mais acreditar nesse papo furado!

Campanha

A Fenasps iniciou no dia 16 de setembro a divulgação de uma campanha de mídia contra a contrarreforma Administrativa, apresentada pelo governo duas semanas antes. Esta campanha é promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e suas entidades, dentre elas a Fenasps. Saiba mais aqui.

Não guarde estas informações para você. Compartilhe este card para seus colegas de trabalho, seus amigos, no seu círculo familiar. Use as hashtags #NaoaReformaAdministrativa, #DefendaoServicoPublico, #ServicoPublicoSim, #PrivatizacaoNao, #DeformaDoGoverno, e siga as redes sociais da Fenasps: no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Serviço público sim, privatização não!

Últimas notícias

terça-feira, 12/01/21 Demissão de 5 mil trabalhadores do BB é mais um ataque do governo ao Serviço Público O Banco do Brasil anunciou nessa segunda-feira, 11 de janeiro, um programa de reestruturação que significa mais um passo na sua privatização. Entre as ...
segunda-feira, 11/01/21 A vacina produzida pelo Butantan é uma vitória do Serviço Público! Muitos estão comemorando o alto índice de eficácia da vacina CoronaVac desenvolvida pelo Instituto Butantan, que trabalhou em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. ...
sexta-feira, 08/01/21 Brasil ultrapassa 200 mil mortes por Covid-19. Vacinação, já! No mesmo dia em que o Brasil ultrapassou a marca de 200 mil mortes por COVID-19 (esta quinta-feira, 7 de janeiro), registramos um recorde ...