Fenasps

terça-feira, 23/06/2026

FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente


Reunião acontece nesta quinta-feira, 25 de junho, e deve dar continuidade ao debate da pauta nacional de reivindicações do funcionalismo federal

A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP, convocada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A reunião será realizada às 14h30, no CNAS – Sala do Conselho Nacional de Assistência Social, Anexo do Bloco F, Ala A, 1º andar, Sala 108, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF.

A MNNP é o principal espaço de negociação entre o governo federal e as entidades representativas dos servidores públicos federais. Para a FENASPS, a reunião precisa avançar de forma concreta sobre as reivindicações apresentadas pelo conjunto das entidades do funcionalismo, especialmente diante da permanência de pontos que já haviam sido protocolados em 2024 e 2025 e seguem sem solução.

A pauta unificada das entidades, apresentada ao MGI por meio do Ofício nº 001/2026/FONASEFE/FONACATE/Centrais Sindicais, reivindica a retomada efetiva da negociação, com respeito ao regimento da Mesa, envio prévio das pautas de reunião e encaminhamento das atas com os debates e deliberações. O documento também cobra que o governo dialogue de forma real com as entidades sindicais, sem postergar indefinidamente demandas fundamentais da categoria.

Entre os principais pontos defendidos pelas entidades estão a regulamentação da Convenção 151 da OIT, com garantia de data-base, direito de greve, negociação coletiva e liberação para mandato classista; a participação direta dos servidores nas discussões sobre a Reforma Administrativa; o cumprimento integral dos acordos assinados; a equiparação dos benefícios entre os Três Poderes; a defesa da contratação pelo Regime Jurídico Único – RJU; e o fortalecimento das políticas de saúde do trabalhador e combate ao assédio moral.

A pauta também inclui reivindicações econômicas e sociais importantes, como a correção das perdas salariais, a criação do auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas, a transformação do ressarcimento à saúde suplementar em auxílio-saúde para todos os servidores, o reajuste das diárias e da indenização de transporte, além da reserva de recursos orçamentários para reajuste a ser negociado e implementado no primeiro semestre de 2027.

A FENASPS destaca ainda a necessidade de avançar em temas estruturais para o serviço público, como a redução da jornada de 40 para 30 horas semanais sem redução salarial, a regulamentação do trabalho remoto com garantia de direitos e direito à desconexão, a revogação de normas que restringem o direito de greve, a defesa da paridade e integralidade, o fim da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas e a revogação de medidas que atacam concursos, carreiras e direitos históricos do funcionalismo.

Outro eixo importante da pauta é a defesa da soberania digital e da infraestrutura pública de dados, com controle estatal sobre informações sensíveis, combate à dependência das Big Techs, uso ético da inteligência artificial e proibição de sua utilização como instrumento de extinção de cargos ou supressão de postos de trabalho.

Para a FENASPS, a Mesa Nacional de Negociação Permanente não pode ser apenas um espaço formal de diálogo. É preciso que o governo apresente respostas objetivas, cronograma de negociação e encaminhamentos concretos para as pautas do funcionalismo.

A Federação seguirá cobrando a valorização dos servidores públicos federais, a defesa dos serviços públicos, a garantia dos direitos de ativos, aposentados e pensionistas e o enfrentamento de toda política de desmonte, precarização e retirada de direitos.

FENASPS

Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzidadesde que citada a fonteTodos os direitos desta edição reservados à FENASPS.

Últimas notícias

terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...
sexta-feira, 19/06/2026 Auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas é direito e deve ser garantido pelo Governo Reivindicação da FENASPS e do FONASEFE ganha força no Congresso e precisa avançar na Mesa Nacional de Negociação Permanente A luta pela instituição do ...
quinta-feira, 18/06/2026 INFORME 4ª: Reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente – MSNP/MTE Data: 10 de junho de 2026 Horário: 14h Local: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício-Sede, 4º Andar, Sala de Reuniões nº 433, Zona Cívico-Administrativa, ...