Fenasps

sexta-feira, 13/06/2025

SPFs pressionam Governo para cumprimento dos acordos de greve e contra a proposta de Reforma Administrativa

As entidades sindicais que compõem a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), fizeram uma dura cobrança ao secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Feijóo, sobre o descumprimento dos acordos de greve, bem como exigiram uma resposta à pauta de reivindicações entregue ao governo, em reunião realizada nessa quinta-feira, 12 de junho.

A FENASPS foi representada na reunião pelo diretor Moacir Lopes (fotos abaixo), que fez coro junto aos demais dirigentes reivindicando um firme posicionamento do governo contra a proposta de Contrarreforma Administrativa que vem sendo discutida em um Grupo de Trabalho (GT) no Congresso Nacional.

Os representantes do Governo Federal fizeram exposição dos projetos governamentais para o Serviço Público, tendo como base a meritocracia do Programa de Gestão (PGD) e uso das tecnologias “como instrumento” para acesso da população aos serviços prestados pela União.

Após as falas iniciais, as entidades foram incisivas ao cobrar do governo que convoque urgentemente os aprovados nos concursos passados e que também realize novos certames para repor os cargos que estão vagos em razão das aposentadorias, exonerações e mortes. Somente nos últimos dois anos, mais de quatro mil servidores(as) se aposentaram.

Ainda, as entidades sindicais apresentaram dados que apontam que o número de analfabetos funcionais chega a 29% da população. Segundo o IBGE, atualmente 170 milhões de pessoas têm dificuldades em usar as novas tecnologias. Ou seja, é preciso assegurar este direito aos brasileiros de forma democrática e facilitada.

Isonomia nos benefícios

As entidades reivindicaram a isonomia do auxílio-alimentação dos servidores do Executivo em relação aos outros Poderes (Judiciário e Legislativo) e a criação de um auxílio-nutrição para aposentados(as) e pensionistas. Somente a título de comparação, o auxílio dos servidores do Judiciário é de quase R$ 1.785, enquanto que os trabalhadores do Executivo recebem R$ 1.000, 40% a menos.

Os representantes do governo se comprometeram em estudar os itens citado acima e os demais pontos da pauta de reivindicações dos Servidores Públicos Federais (SPFs) e informaram ainda que a posição do Governo é frontalmente contrária a qualquer reforma que retire direitos. Segundo os membros da SRT/MGI, o Governo estará na frente de luta contra as propostas do bancos, Fiesp e Centrão para desmantelar os serviços públicos.

Diante da falta de respostas concretas, as entidades representativas dos SPFs cobraram o estabelecimento de uma agenda de reuniões com a resposta das pautas apresentadas. A SRT/MGI ficou de marcar uma nova reunião em julho.

Após a reunião, o diretor da FENASPS Moacir Lopes fez uma avaliação do que foi debatido e dos próximos passos da luta das entidades sindicais. Assista abaixo:

O presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Gustavo Seferian, também fez um resumo do que as entidades debateram com o Governo Federal na reunião da MNNP. Veja abaixo:

Vigília

Durante a realização da reunião da MNNP, a segunda de 2025, FENASPS e demais entidades que integram o Fonasefe realizaram um ato-vigília (fotos abaixo), na expectativa da devolutiva do Governo diante das pautas apresentadas.

Os diretores da FENASPS, Cristiano Machado e Deise Lúcia, usaram o espaço para denunciar os ataques do INSS aos servidores e mobilizar a categoria a se engajar na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e contra a reforma administrativa. Assista abaixo:

A FENASPS e demais entidades organizadas no Fonasefe orientam a todos os servidores para cerrarem fileiras na luta para barrar a Contrarreforma Administrativa!

Somente na unidade será possível derrotar o projeto ultraliberal!

Últimas notícias

terça-feira, 30/12/2025 FENASPS GARANTE NA JUSTIÇA SUSPENSÃO DO 2º REAJUSTE DA GEAP APLICADO EM JUNHO DE 2025 A FENASPS, em ação coletiva com vários sindicatos como litisconsórcio, obteve importante vitória judicial ao garantir a suspensão do segundo reajuste das mensalidades do ...
sexta-feira, 19/12/2025 APÓS INTENSO ANO DE LUTA, A FENASPS ESTARÁ EM RECESSO DE FINAL DE ANO – CONFIRA Comunicamos aos sindicatos filiados que estaremos em recesso de 22 de Dezembro/25 até 04 de Janeiro/26. Retornaremos com Expediente normal no dia 05 de ...
quarta-feira, 17/12/2025 NA LUTA, OCUPANDO AS RUAS, SERVIDORES PÚBLICOS IMPEDIRAM A APROVAÇÃO DA PEC 38 Na pressão e nas ruas por todo o país, servidores públicos das três esferas de governo impuseram uma derrota aos partidos do Centrão que, ...