Fenasps

sexta-feira, 11/04/2025

FENASPS repudia violência policial contra indígenas em Brasília

Indígenas em marcha pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília (foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

A FENASPS repudia os atos de violência cometidos pelo Departamento de Polícia Legislativa (DPOL) e pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na tarde desta quinta-feira, 10 de abril, durante a marcha “A Resposta Somos Nós”, realizada por indígenas que participavam do Acampamento Terra Livre (ATL), tradicional mobilização dos povos originários em Brasília.

Além de configurar em uma das mais conservadoras composições de todos os tempos, o Congresso Nacional – além de investir contra as terras tradicionais dos primeiros habitantes do país aprovando leis retrógradas – ataca diretamente os indígenas, com bombas de efeito moral e gás lacrimogênio.

A deputada indígena Célia Xakriabá (PSOL) – vídeo abaixo – e várias pessoas ficaram feridas ao serem recebidas com a truculência usual contra os movimentos sociais. Manifestantes, mulheres, idosos, crianças, lideranças tradicionais, centenas de pessoas sofreram com o uso absolutamente desnecessário de substâncias químicas.

Ironicamente foi esta mesma Polícia Militar do DF que celebrou e posou em fotos junto com os golpistas que atentaram contra a democracia em 8 de janeiro de 2023. Isso será força desproporcional ou violência seletiva?

A FENASPS lamenta o tratamento seletivo da PM/DF e de seus comandantes – o governador do DF, Ibaneis Rocha, um deles – e se solidariza com os povos indígenas do nosso país, que além da luta contra o Marco Temporal, estão mobilizados pela melhoria da qualidade de vida e contra o avanço do agronegócio e do garimpo sobre suas terras.

ESTAMOS JUNTOS!

FASCISTAS NÃO PASSARÃO!

Últimas notícias

quinta-feira, 02/10/2025 Câmara aprova isenção fiscal para trabalhadores que ganham até cinco mil reais, mas a luta continua  Após a marcha de 21 de setembro, que ocupou ruas e praças em todos os estados, os trabalhadores conquistaram uma importante vitória: a Câmara ...
terça-feira, 30/09/2025 Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa O povo nas ruas faz a diferença! No último domingo (21), ocupamos as ruas do país inteiro e derrotamos a PEC da Bandidagem. Dia ...
segunda-feira, 29/09/2025 Não é reforma administrativa é destruição dos serviços públicos O relator da PEC da Reforma deputado federal Pedro Paulo vai participar do programa Canal Livre, defendendo a famigerada proposta de reforma administrativa. É ...