Fenasps

segunda-feira, 31/03/2025

Ditadura nunca mais!

1
Para que ninguém se esqueça! (imagem: reprodução da internet)

Há aquelas datas que existem para se celebrar; outras, para nos colocar em um estado reflexivo, e até mesmo aquelas que marcam tristes acontecimentos, como massacres e tragédias. O dia 31 de março, porém, é um dia para se rechaçar.

No dia 1º de abril de 1964, um grupo de militares apoiados pela agência estadunidense CIA destituiu o presidente eleito João Goulart em um golpe que impôs uma ditadura que perdurou por mais de 20 anos no Brasil. Os militares envolvidos no golpe de 64 e no subsequente regime autoritário sequestraram, torturaram e assassinaram brasileiros – paradoxalmente – “em nome da democracia” e do “Estado de Direito”.

Ainda que os apoiadores do golpe queiram cinicamente descolá-lo 1º de abril por este ser popularmente conhecido como “o Dia da Mentira“, sabemos que ainda há muito o que ser revelado, e muitas mentiras são contadas até hoje sobre este período. É fato que o Brasil empobreceu, se endividou e que a desigualdade social atingiu níveis desastrosos.

O que havia de mais retrógrado na sociedade da época se juntou na trama: militares, CIA, políticos conservadores e grandes empresários do jornalismo, como as famílias Mesquita, Marinho, e Frias, donas dos jornais Estadão, O Globo, e Folha de S. Paulo, respectivamente, que apoiaram o golpe em seu início.

Hoje, esse grupos de comunicação mudaram de tom, apoiando a democracia plural, ainda que permaneçam apoiando uma pauta, em geral, conservadora e antiprogressista. Grande parte da sociedade, inclusive, mudou de opinião quando vieram à tona as atrocidades cometidas pelos militares com a promulgação da lei que criou a Comissão Nacional da Verdade (CNV), em 2012.

Porém, 61 anos depois, ainda há aqueles que defendem esse período nefasto da história deste país. Por isso, o dia 31 de março é uma data para ser rechaçada, e para que se busque a punição daqueles que se envolveram nos atos bárbaros cometidos nos anos 1960 no Brasil. Ainda estamos aqui!

Para que ninguém esqueça; para que nunca mais aconteça!

DITADURA NUNCA MAIS!

Últimas notícias

segunda-feira, 07/07/2025 Atenção, servidor(a)! Novo calendário da Jornada de Luta contra a Reforma Administrativa A reforma Administrativa discutida no GT do Congresso Nacional, criado pela extrema direita, faz parte do conjunto de medidas antipovo e visa desmontar os ...
quarta-feira, 02/07/2025 Nota de falecimento – Fátima Terezinha dos Santos Com grande pesar, a Diretoria Colegiada da FENASPS informa o falecimento da senhora Fátima Terezinha dos Santos, mãe do diretor da FENASPS, Cristiano dos ...
quarta-feira, 02/07/2025 FENASPS pede a justiça que multe a GEAP por descumprimento de acordo judicial transitado em julgado A assessoria jurídica da FENASPS informou ao juízo da 11ª Vara Cível de Brasília/DF sobre o descumprimento do acordo judicial firmado entre FENASPS e ...