Fenasps

sexta-feira, 28/03/2025

FENASPS se solidariza com militantes agredidos em manifestação contra privatização de trens urbanos em SP

PM de São Paulo avançou sobre estudantes que se manifestavam contra a privatização da CPTM (foto: Widally Souza)

Manifestantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) foram agredidos por policiais militares nessa quinta-feira, 27 de março, no centro de São Paulo, durante protesto contra o leilão das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O ato começou com a ocupação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, na Rua Boa Vista, onde estudantes montaram barracas em apoio aos trabalhadores ferroviários. Nas redes sociais, o DCE-USP denunciou a violência policial, afirmando que o presidente e outros diretores da entidade foram “brutalmente agredidos pela polícia militar de Tarcísio”. Vídeos circulando nas redes mostram o uso de escudos, cassetetes e gás lacrimogêneo contra os manifestantes.

O protesto ocorreu na véspera do leilão do Lote Alto Tietê, marcado para esta sexta-feira, 28 de março, na Bolsa de Valores (B3), que vai conceder à iniciativa privada as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade do sistema ferroviário paulista.

Na última terça-feira, 25, o Sindicato dos Ferroviários decidiu em assembleia adiar uma greve prevista para o dia seguinte, optando por outras formas de protesto. Os trabalhadores aprovaram o uso de roupas pretas nesta sexta como forma de manifestação e a realização de um ato em frente à B3 durante o leilão.

Contra a violência policial

A FENASPS se solidariza com os estudantes do DCE/USP agredidos na manifestação dessa quinta, 27, bem como com os trabalhadores ferroviários, que estão resistindo à privatização da CPTM em São Paulo. É a população da cidade de São Paulo que mais sofrerá com tarifas mais caras e um transporte mais precário.

Vale lembrar que a FENASPS luta contra a privatização dos serviços públicos em todas as esferas e pelo fortalecimento do transporte público, inclusivo, gratuito e universal, assim como outros setores, como a Previdência e a Assistência Social, a Saúde, a Educação e a Segurança, por exemplo.

CONTRA A TRUCULÊNCIA DA POLÍCIA DE TARCÍSIO DE FREITAS!

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO E PELO FORTALECIMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E SEUS TRABALHADORES!




*Com informações do portal Diário do Centro do Mundo.

Últimas notícias

sexta-feira, 28/11/2025 FENASPS E SINDICATOS FILIADOS ACIONAM A JUSTIÇA PARA GARANTIR PERMANÊNCIA DE PAIS E MÃES NO PLANO DA GEAP A FENASPS, em conjunto com sindicatos federados, ingressou com Ação Civil Pública para impedir que a GEAP Autogestão em Saúde exclua pais, mães, padrastos ...
quinta-feira, 27/11/2025 MILITANTES DA FENASPS PARTICIPAM DE ATO NO MGI EM DEFESA DOS DIREITOS DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS Após ato contra a reforma administrativa no congresso, os representantes da FENASPS em unidade com os servidores aposentados e os pensionistas de Brasília e ...
terça-feira, 25/11/2025 25 DE NOVEMBRO – MARCHA NACIONAL DAS MULHERES NEGRAS O racismo se estrutura nas diferenças de oportunidade, de renda e de acesso a serviços essenciais. Nesse contexto, os serviços públicos são fundamentais para ...