Fenasps

sexta-feira, 28/03/2025

FENASPS se solidariza com militantes agredidos em manifestação contra privatização de trens urbanos em SP

PM de São Paulo avançou sobre estudantes que se manifestavam contra a privatização da CPTM (foto: Widally Souza)

Manifestantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) foram agredidos por policiais militares nessa quinta-feira, 27 de março, no centro de São Paulo, durante protesto contra o leilão das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O ato começou com a ocupação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, na Rua Boa Vista, onde estudantes montaram barracas em apoio aos trabalhadores ferroviários. Nas redes sociais, o DCE-USP denunciou a violência policial, afirmando que o presidente e outros diretores da entidade foram “brutalmente agredidos pela polícia militar de Tarcísio”. Vídeos circulando nas redes mostram o uso de escudos, cassetetes e gás lacrimogêneo contra os manifestantes.

O protesto ocorreu na véspera do leilão do Lote Alto Tietê, marcado para esta sexta-feira, 28 de março, na Bolsa de Valores (B3), que vai conceder à iniciativa privada as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade do sistema ferroviário paulista.

Na última terça-feira, 25, o Sindicato dos Ferroviários decidiu em assembleia adiar uma greve prevista para o dia seguinte, optando por outras formas de protesto. Os trabalhadores aprovaram o uso de roupas pretas nesta sexta como forma de manifestação e a realização de um ato em frente à B3 durante o leilão.

Contra a violência policial

A FENASPS se solidariza com os estudantes do DCE/USP agredidos na manifestação dessa quinta, 27, bem como com os trabalhadores ferroviários, que estão resistindo à privatização da CPTM em São Paulo. É a população da cidade de São Paulo que mais sofrerá com tarifas mais caras e um transporte mais precário.

Vale lembrar que a FENASPS luta contra a privatização dos serviços públicos em todas as esferas e pelo fortalecimento do transporte público, inclusivo, gratuito e universal, assim como outros setores, como a Previdência e a Assistência Social, a Saúde, a Educação e a Segurança, por exemplo.

CONTRA A TRUCULÊNCIA DA POLÍCIA DE TARCÍSIO DE FREITAS!

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO E PELO FORTALECIMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E SEUS TRABALHADORES!




*Com informações do portal Diário do Centro do Mundo.

Últimas notícias

sexta-feira, 21/03/2025 Neste 21 de março, conclamamos por uma consciência internacional contra o racismo! O 21 de março é mundialmente marcado como o dia de luta pela eliminação da discriminação racial. A data remonta ao Massacre de Shaperville, ...
sexta-feira, 21/03/2025 Via ofícios conjuntos com Fonasefe, Fonacate e centrais, FENASPS solicita imediata sanção da LOA 2025 e pagamento dos reajustes na folha de março Com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional – nessa quinta-feira, 20 de março – a FENASPS, em parceria com os ...
sexta-feira, 21/03/2025 Confira o que foi debatido na audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, dessa quinta, 20 Após abordagem de representantes da FENASPS ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nas atividades realizadas pelos servidores federais no aeroporto de Brasília durante a ...