Fenasps

quinta-feira, 19/12/2024

Atuação da FENASPS e das entidades do Fonasefe garante reajuste na LDO, mas aprovação da LOA e mobilização são essenciais

A FENASPS, em conjunto com as entidades que integram o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), realizaram importantes ações junto aos parlamentares, que contribuíram para aprovação da emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Congresso Nacional nessa quarta-feira, 18 de dezembro de 2024.


Essa emenda assegura o reajuste dos servidores públicos a partir de 1º de janeiro de 2025. No entanto, esse reajuste só será efetivado após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Caso a LOA seja aprovada somente em 2025, os reajustes poderão ser pagos de forma retroativa, com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2025.

Também é necessário que o governo encaminhe Medida Provisória ao Congresso Nacional. Por isso, a mobilização da categoria e a pressão sobre os parlamentares são fundamentais para garantir a aprovação da LOA e o cumprimento dos acordos.

É importante destacar que o governo, ao invés de priorizar o orçamento para assegurar os reajustes das 45 categorias que firmaram acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), escolheu dar prioridade ao arrocho fiscal.

Essa política inclui a retirada de direitos e cortes no Benefício de Prestação Continuada (BPC), beneficiando os interesses de banqueiros e do capital financeiro. O objetivo do Governo foi garantir, já no orçamento de 2025, recursos para o pagamento dos juros da chamada “dívida pública” (saiba mais aqui).

Diante desse cenário, a luta e a mobilização tornam-se indispensáveis. A FENASPS orienta os sindicatos estaduais e toda a categoria a intensificarem as ações de pressão sobre os parlamentares, exigindo a aprovação da LOA para assegurar os reajustes previstos e os direitos conquistados.

SÓ HAVERÁ CONQUISTAS COM LUTA!

Últimas notícias

sexta-feira, 27/06/2025 Fenasps acionara a Geap na justiça contra descumprimento de acordo e o reajuste ilegal na tabela dos planos de saúde Em 2016 o conselho deliberativo da GEAP aprovou a resolução nº 099 de 17/11/2015 (cópia anexa) com reajuste abusivo que chegaria aproximadamente 40% sobre ...
quinta-feira, 26/06/2025 Geap: FENASPS questiona autogestão sobre reajustes abusivos praticados em 2025 Em um ofício protocolado nesta quinta-feira, 26 de junho, a FENASPS questionou à Geap Autogestão em Saúde sobre os reajustes abusivos nos planos de ...
terça-feira, 24/06/2025 Via ofício, FENASPS cobra INSS sobre instabilidade nos sistemas e reivindica convocação para os comitês e cumprimento dos acordos de greve A FENASPS protocolou um ofício na Presidência do INSS, nesta terça-feira, 24 de junho, manifestando profunda preocupação com o agravamento das condições de trabalho ...