Fenasps

terça-feira, 19/11/2024

20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

As crianças e a juventude negras seguem ainda como as principais vítimas das balas dos órgãos de repressão que de perdidas não têm nada. O alvo é a classe trabalhadora, mas é a cor preta a preferencial quando o assunto é a violência do Estado e a exploração capitalista.

O capitalismo se aproveita do racismo para aprofundar os ataques ao conjunto da nossa classe. Portanto, a luta contra o racismo só pode avançar articulada com na luta da classe trabalhadora porque ela é capaz de enfrentar essa minoria que concentra a riqueza produzida por quem trabalha.

Negros e negras são ainda quem mais sofre com a exploração, com salários menores, condições mais precárias de trabalho e menos direitos. Com a mesma intensidade que se utiliza da força de trabalho negra para aumentar ainda mais a exploração, de forma hipócrita, o capitalismo também se utiliza de seus meios de comunicação e propaganda para posar de impulsionador de “oportunidades” para negros e negras.

A cada ano, as grandes corporações privadas têm investido na propaganda falsa de empresas socialmente responsáveis que combatem o racismo, o machismo, a LGBTfobia, mas que na realidade não passam de mais um recurso para ocultar o quanto o racismo e outras formas de opressão são ferramentas potentes para o capital seguir se mantendo na exata medida que aumenta a pressão sobre trabalhadoras e trabalhadores.

Neste dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, é mais um momento importante para afirmarmos que a luta contra o racismo que fere e mata não avançará se for uma luta apartada das lutas gerais da classe trabalhadora.

Lutar em defesa da vida e dos direitos dos negros e negras de nossa classe é um passo importante para as mudanças sociais que queremos conquistar!

#FenaspsSempreNaLuta #ConsciênciaNegra #20DeNovembro #movimentonegro

Últimas notícias

sexta-feira, 27/06/2025 Fenasps acionara a Geap na justiça contra descumprimento de acordo e o reajuste ilegal na tabela dos planos de saúde Em 2016 o conselho deliberativo da GEAP aprovou a resolução nº 099 de 17/11/2015 (cópia anexa) com reajuste abusivo que chegaria aproximadamente 40% sobre ...
quinta-feira, 26/06/2025 Geap: FENASPS questiona autogestão sobre reajustes abusivos praticados em 2025 Em um ofício protocolado nesta quinta-feira, 26 de junho, a FENASPS questionou à Geap Autogestão em Saúde sobre os reajustes abusivos nos planos de ...
terça-feira, 24/06/2025 Via ofício, FENASPS cobra INSS sobre instabilidade nos sistemas e reivindica convocação para os comitês e cumprimento dos acordos de greve A FENASPS protocolou um ofício na Presidência do INSS, nesta terça-feira, 24 de junho, manifestando profunda preocupação com o agravamento das condições de trabalho ...