Fenasps

sexta-feira, 18/10/2024

Em busca de negociação, FENASPS participa de atividades no Congresso Nacional

A greve nacional do INSS chegou ao 95º dia nesta sexta-feira, 18 de outubro, ainda sem que o Governo Federal tenha apresentado uma proposta razoável para a categoria dos trabalhadores(as) da autarquia. O Comando Nacional de Greve (CNG) da FENASPS, sempre em busca de negociação e do diálogo com o Governo, participou de diversas atividades no Congresso Nacional nesta semana.

A primeira atividade foi realizada na terça-feira, 15 de outubro, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. A mobilização – convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) como uma parte da mobilização contra a reforma administrativa – ocorreu de forma conjunta com demais categorias do funcionalismo federal, em um seminário que debateu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 65/2023.

Esta medida que traz significativa insegurança jurídica ao conjunto dos servidores públicos e ao Banco Central do Brasil (BCB), já que propõe a transferência de seus funcionários do Regime Jurídico Único (RJU) ao regime empregados públicos, via CLT. A FENASPS, inclusive, já havia participado de um ato no Congresso Nacional em junho deste ano.

A diretora da FENASPS e representante do CNG, Viviane Peres, fez uma fala durante o seminário. Assista abaixo:


Já no dia seguinte, 16 de outubro, a FENASPS participou do 18º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, organizado pelo Instituto Mosap, também na Câmara dos Deputados.

As diretoras da FENASPS e representantes do CNG, Lídia de Jesus e Thaize Antunes, fizeram o uso da palavra durante o encontro dos servidores públicos aposentados. Assista abaixo:


36 anos do Sindprevs/SC

Ainda nesta semana, os representantes do Comando Nacional de Greve fizeram uma homenagem ao Sindprevs/SC, que completou 36 anos de luta nessa quarta-feira, 16 de outubro. Foi realizada uma atividade híbrida, com a realização de um ato presencial em Florianópolis/SC, e outro em Brasília, na sede da FENASPS (vídeo abaixo).

Virtualmente, participaram diversos militantes e figuras públicas, dentre elas o deputado federal Glauber Braga (PSol/RJ), que enviou um vídeo especialmente para esta ocasião.

Vale ressaltar que em Brasília os militantes do CNG/FENASPS mais uma vez prestaram apoio ao deputado Glauber (fotos abaixo), com faixas e palavras de ordem, durante o evento realizado na Câmara dos Deputados nesta semana. Glauber fica!

Comandos itinerantes

Nesta semana, também foram realizadas atividades de mobilização pelos chamados “comandos de greve itinerantes”, que percorreram diversos locais de trabalho do INSS país afora. Há atividades desta natureza sendo organizadas no Distrito Federal, e nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A FENASPS seguirá buscando o diálogo com o governo e o apoio parlamentar para reabrir as negociações da greve do INSS. Procure os sindicatos filiados à FENASPS e os comandos estaduais de greve na sua região e se informe sobre as atividades que estão sendo organizadas. Só haverá conquista com a luta coletiva!

É GREVE ATÉ A VITÓRIA!

Últimas notícias

terça-feira, 23/06/2026 FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação ...
terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...
sexta-feira, 19/06/2026 Auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas é direito e deve ser garantido pelo Governo Reivindicação da FENASPS e do FONASEFE ganha força no Congresso e precisa avançar na Mesa Nacional de Negociação Permanente A luta pela instituição do ...