Fenasps

quarta-feira, 09/10/2024

Sem negociação com o Governo, CNG-FENASPS faz cortejo fúnebre do INSS pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Após um dia de intensa mobilização no Congresso Nacional, os representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) se juntaram com caravaneiros de vários estados do país para realizar um ato de rua nesta quarta-feira, 9 de outubro, em Brasília.

Logo pela manhã, os militantes se concentraram na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto, local em que o presidente da República despacha, de onde foi levado um caixão simbolizando a morte do INSS, que agoniza com problemas estruturais que a greve nacional – deflagrada no último dia 16 de julho – escancarou para toda a sociedade.

O cortejo fúnebre seguiu do Palácio do Planalto, pela Esplanada dos Ministérios, até o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), órgão responsável pelas negociações entre o Governo Federal e as entidades sindicais representantes dos Servidores Públicos Federais (SPFs). Veja na galeria de fotos abaixo:

Três meses de greve: culpa do governo!

A motivação do ato foi manifestar repúdio pela falta de negociação da greve do INSS, que chegou ao 86º dia nesta quarta, 9. É importante ressaltar que o fato desta greve estar se estendendo por quase três meses é uma responsabilidade direta do próprio Governo Federal. Isso porque a FENASPS está disposta a negociar a greve, mas, para isso acontecer, é necessário que o governo apresente uma proposta concreta.

O CNG-FENASPS está atento às ações do INSS e dos ministérios da Gestão (MGI) e da Previdência Social (MPS), e segue buscando parlamentares em busca de uma nova audiência com o Governo para negociação da greve e o atendimento das pautas de reivindicações dos servidores e servidoras da autarquia.

Reunião na Câmara

Novamente, o CNG-FENASPS esteve presente na Câmara dos Deputados, onde se reuniu com o líder do PDT na Câmara, deputado federal Afonso Motta (PDT/RS), que mais um vez firmou o compromisso de articular, juntamente com o líder do governo na Casa, deputado José Guimarães, um contato com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, para destravar as negociações.

Também nesta quarta-feira, 9, o CNG-FENASPS se reuniu com o deputado federal José Airton (PDT/CE), que se comprometeu a entrar em contato com a Direção Central do INSS para encaminhar a negociação e as pautas da greve no INSS.

É GREVE ATÉ A VITÓRIA!

Últimas notícias

sexta-feira, 07/02/2025 No Congresso, FENASPS e demais entidades apresentam emendas para a MP 1.286, que trata dos acordos firmados em 2024 A FENASPS, em conjunto com as entidades sindicais ANDES Fasubra, esteve nesta semana em atividades no Congresso Nacional para aprovação da Lei Orçamentária Anual ...
terça-feira, 04/02/2025 FENASPS e entidades dos SPFs realizam ato no Congresso para cobrar aprovação da LOA 2025 A FENASPS e outras entidades que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs), organizadas no Fonasefe, realizaram um ato público em frente ao Anexo II ...
terça-feira, 04/02/2025 RELATÓRIO DA REUNIÃO ENTRE A FENASPS E A DGP/INSS SOBRE COMPENSAÇÃO DA GREVE DE 2024 Nesta terça-feira, 4 de fevereiro de 2025, a FENASPS (fotos dos representantes abaixo) realizou mais uma reunião com a Diretoria de Gestão de Pessoas ...