Fenasps

terça-feira, 08/10/2024

CNG-FENASPS se reúne com líder do Governo na Câmara dos Deputados em busca de negociação para a greve no INSS

CNG-FENASPS e caravaneiros de vários estados do país perscrutaram a Câmara dos Deputados nesta terça, 8 (foto: reprodução/WhatsApp)

Nesta terça-feira, 8 de outubro, representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) da FENASPS e de caravanas de vários estados do país que estão em Brasília – cumprindo convocação da Federação – realizaram um “arrastão” na Câmara dos Deputados, percorrendo diversos gabinetes de deputados e deputadas federais, além de lideranças partidárias, em busca de apoio para que a negociação da greve no INSS seja destravada.

Os representantes sindicais levaram o ofício da FENASPS (veja abaixo) em que solicita o apoio parlamentar para intermediação junto ao governo visando à abertura mesa de negociação com o Governo Federal.

No documento apresentado aos parlamentares, a Federação salienta que mesmo com mais de 80 dias de greve, e com os reiterados esforços envidados pela FENASPS para o avanço do processo negocial, o Governo tem se mostrado intransigente em encaminhar as pautas debatidas nas reuniões que já aconteceram.

Ainda no ofício, a FENASPS ressalta que houve diversas tentativas de penalização dos trabalhadores em greve, como desconto de salários, imposição de “faltas injustificadas” e a instauração de um processo judicial contra a Federação e os sindicatos estaduais filiados, que prevê multa diária de R$ 500 mil.

O CNG-FENASPS visitou e dialogou com representantes de vários gabinetes e lideranças parlamentares, dentre eles as lideranças do Governo, do PSol, do PT, e do PDT na Câmara, e os gabinetes dos deputados federais Airton Faleiro (PT/PA), Marcos Tavares (PDT/RJ), Robério Monteiro (PDT/CE), Sâmia Bomfim (PSol/SP), dentre outros. Além disso, o CNG ainda interpelou a deputada federal Érika Kokay (PT/DF), que participava de uma audiência pública. Veja na galeria de fotos abaixo:

Reunião com líder do Governo

O trabalho de corpo a corpo realizado nesta terça-feira, 8 de outubro, foi fundamental para o agendamento de duas reuniões no final da tarde. A primeira foi com o deputado José Guimarães (PT/CE), líder do Governo na Câmara. Após o CNG apresentar as pautas da categoria e contextualizar o andamento da greve em nível nacional, o parlamentar se comprometeu a entrar em contato com a ministra da Gestão e Inovação (MGI), Esther Dweck.


Além desta audiência, o CNG-FENASPS se reuniu com o líder do PDT na Câmara, deputado Afonso Motta (PDT/RS), que também se comprometeu em encaminhar os pontos da pauta dos trabalhadores(as) do INSS. Vale ressaltar que o PDT é o partido do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.


Para além desse esforço em Brasília, o CNG-FENASPS deliberou, em reunião realizada nessa segunda-feira, 7, uma orientação para que os servidores intensifiquem os contatos com os deputados federais e senadores nos estados, especialmente nas cidades onde haverá segundo turno das eleições municipais, e a realização de atos nas APS, Gex e Superintendências Regionais do INSS. Somente haverá conquista com luta!


É GREVE ATÉ A VITÓRIA!

Últimas notícias

quinta-feira, 15/05/2025 15/5 – DIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL Nesta data, reafirmamos a importância do trabalho desta categoria profissional para a população usaria do SUS – INSS – SUAS. No âmbito do serviço ...
quarta-feira, 14/05/2025 TODO APOIO E SOLIDARIEDADE À GREVE DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA! Os trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza deflagraram Greve Geral da categoria numa Assembleia histórica que reuniu cerca de 3.500 operários no sindicato da ...
quarta-feira, 14/05/2025 Via ofício, FENASPS solicita suspensão do ciclo de avaliação da GDASS ao presidente do INSS A FENASPS protocolou um ofício na Presidência do INSS nesta quarta-feira, 14 de maio, solicitando ao novo presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, a ...