Fenasps

terça-feira, 08/10/2024

CNG-FENASPS se reúne com líder do Governo na Câmara dos Deputados em busca de negociação para a greve no INSS

CNG-FENASPS e caravaneiros de vários estados do país perscrutaram a Câmara dos Deputados nesta terça, 8 (foto: reprodução/WhatsApp)

Nesta terça-feira, 8 de outubro, representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) da FENASPS e de caravanas de vários estados do país que estão em Brasília – cumprindo convocação da Federação – realizaram um “arrastão” na Câmara dos Deputados, percorrendo diversos gabinetes de deputados e deputadas federais, além de lideranças partidárias, em busca de apoio para que a negociação da greve no INSS seja destravada.

Os representantes sindicais levaram o ofício da FENASPS (veja abaixo) em que solicita o apoio parlamentar para intermediação junto ao governo visando à abertura mesa de negociação com o Governo Federal.

No documento apresentado aos parlamentares, a Federação salienta que mesmo com mais de 80 dias de greve, e com os reiterados esforços envidados pela FENASPS para o avanço do processo negocial, o Governo tem se mostrado intransigente em encaminhar as pautas debatidas nas reuniões que já aconteceram.

Ainda no ofício, a FENASPS ressalta que houve diversas tentativas de penalização dos trabalhadores em greve, como desconto de salários, imposição de “faltas injustificadas” e a instauração de um processo judicial contra a Federação e os sindicatos estaduais filiados, que prevê multa diária de R$ 500 mil.

O CNG-FENASPS visitou e dialogou com representantes de vários gabinetes e lideranças parlamentares, dentre eles as lideranças do Governo, do PSol, do PT, e do PDT na Câmara, e os gabinetes dos deputados federais Airton Faleiro (PT/PA), Marcos Tavares (PDT/RJ), Robério Monteiro (PDT/CE), Sâmia Bomfim (PSol/SP), dentre outros. Além disso, o CNG ainda interpelou a deputada federal Érika Kokay (PT/DF), que participava de uma audiência pública. Veja na galeria de fotos abaixo:

Reunião com líder do Governo

O trabalho de corpo a corpo realizado nesta terça-feira, 8 de outubro, foi fundamental para o agendamento de duas reuniões no final da tarde. A primeira foi com o deputado José Guimarães (PT/CE), líder do Governo na Câmara. Após o CNG apresentar as pautas da categoria e contextualizar o andamento da greve em nível nacional, o parlamentar se comprometeu a entrar em contato com a ministra da Gestão e Inovação (MGI), Esther Dweck.


Além desta audiência, o CNG-FENASPS se reuniu com o líder do PDT na Câmara, deputado Afonso Motta (PDT/RS), que também se comprometeu em encaminhar os pontos da pauta dos trabalhadores(as) do INSS. Vale ressaltar que o PDT é o partido do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.


Para além desse esforço em Brasília, o CNG-FENASPS deliberou, em reunião realizada nessa segunda-feira, 7, uma orientação para que os servidores intensifiquem os contatos com os deputados federais e senadores nos estados, especialmente nas cidades onde haverá segundo turno das eleições municipais, e a realização de atos nas APS, Gex e Superintendências Regionais do INSS. Somente haverá conquista com luta!


É GREVE ATÉ A VITÓRIA!

Últimas notícias

terça-feira, 15/07/2025 FENASPS e entidades resistem à reprimenda da PM/DF em ato contra a contrarreforma administrativa no aeroporto de Brasília Representantes da FENASPS e de diversas entidades estiveram presentes no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, na manhã desta terça-feira, 15 de julho. Na ...
segunda-feira, 14/07/2025 Na Câmara, FENASPS participa de ato contra a reforma Administrativa e denuncia medidas infralegais que tiram direitos dos trabalhadores Nesta segunda-feira, 14 de julho, a FENASPS participou de um ato público (fotos e vídeos abaixo) no Anexo II da Câmara dos Deputados, em ...
segunda-feira, 14/07/2025 Taxar os super ricos é uma medida justa e necessária NÃO TENHO DÚVIDA DA NECESSIDADE DE TAXAR OS SUPER RICOS. MAS PRECISAMOS DE UM PROJETO DE PAÍS. A Auditoria Cidadã alerta, conforme nossos estudos. ...