Toda a solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul!
O Brasil, tendo o Rio Grande do Sul como funesto palco, atravessa a sua pior catástrofe climática. Mais de 115 mortos, 1,7 milhões de desabrigados, cidades devastadas e irrecuperáveis, doações e voluntários chegando ao mesmo tempo em que negacionistas propagam milhares de fake news contra quem auxilia os desabrigados.
Assim caminhamos na desumanidade, mas somos de luta e não desistimos nunca. Somos forjados pela necessidade de mantermos em pé nossos ideais e nossas ações, que falam mais alto para ajudar os milhares de necessitados.
Os políticos responsáveis pela intensidade desta tragédia dizem que não se deve buscar culpados. Isso nós devemos fazer e lutar para que sejam varridos da vida pública.
É inconcebível assistimos nossos irmãos e irmãs com vidas devastadas sendo objeto das mentiras que encontram ressonância na tacanhez dos negacionistas sem que as autoridades estaduais tenham a dignidade de combatê-los.
Além de cidades destruídas, animais abandonados, pessoas perdendo tudo, lembramos que milhares de trabalhadores e trabalhadoras perderam seus locais de trabalho e com eles a oportunidade de planejar reerguerem-se junto com suas famílias. A hora é de solidariedade e de ajudar quem necessita.
Tudo o que fizermos para ajudar ainda será insuficiente. Então, mãos a obra, aumentaremos a determinação para redobrar esforços para auxiliar ainda mais os nossos irmãos gaúchos.
Solidariedade
Diversas entidades representativas das categorias do funcionalismo público – federal, estadual e municipal -, além de movimentos sociais, como o Movimento de Trabalhadores(as) Rurais Sem Terra (MST), o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), estão se engajando com ações solidárias, contribuindo com recursos e atendimento à população gaúcha.
No último final de semana, o Governo Federal anunciou a parceria entre Receita Federal e Correios para fazer com que mais de 50 toneladas de mercadorias apreendidas, como roupas e calçados, cheguem às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Além disso, agências dos Correios do estado de São Paulo, Paraná e parte de unidades do Rio Grande do Sul, estão recebendo doações desde a última segunda-feira (6). A empresa estatal fará o transporte de maneira gratuita.
A FENASPS e seus sindicatos filiados se solidarizam com as comunidades afetadas, bem como com os servidores públicos que estão atuando incansavelmente nas equipes de resgate e de apoio.
Procure o seu sindicato estadual e se informe como participar das campanhas solidárias. Juntos somos mais fortes!
Força, Rio Grande do Sul!
O amanhã deverá ser de luta e de glória!
*Com informações do Fonasefe.