Fenasps

quarta-feira, 17/04/2024

Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024

Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar o Governo Federal a conceder reajuste salarial às categorias do funcionalismo federal ainda em 2024.

Até o momento, o Governo – representado nas mesas de negociação pela Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação (SRT/MGI) – vem insistindo em uma proposta, desde o fim de 2023, de reajuste zero nas remunerações em 2024 – com 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026 – e reajuste apenas nos benefícios (auxílios creche, alimentação e saúde), excluindo os aposentados e pensionistas da negociação, em uma postura discriminatória e etarista.

Confira algumas fotos da marcha:

Ato no MGI

Ao final da marcha, que foi iniciada na Catedral Metropolitana de Brasília – conforme a programação – os SPFs realizaram um ato em frente ao Bloco K, onde fica sediado MGI, de onde despacha a ministra Esther Dweck. O diretor da FENASPS, Moacir Lopes, detalhou o momento do ato no Bloco K. Assista abaixo:

A resposta da pressão veio à tarde. Ainda que não tenha se reunido com os representantes sindicais, a ministra Esther indicou o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, para uma breve audiência com as entidades presentes no ato.

Lá, Feijóo novamente reforçou que, assim que assinado o termo de “compromisso”, o Governo logo em seguida vai instalar as mesas específicas para debate das demandas particulares de cada carreira do funcionalismo federal.

Assista o vídeo abaixo e saiba mais do que foi debatido na reunião com o Feijóo realizada nesta quarta, 17.

Só na luta conquistamos!

Últimas notícias

quarta-feira, 10/12/2025 Plantão da Fenasps participa de ato no Congresso Nacional em defesa do mandato de Glauber Braga e contra a Reforma Administrativa A Fenasps esteve presente no Congresso Nacional nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, em mais uma mobilização contra a reforma administrativa, cuja aprovação ...
quarta-feira, 03/12/2025 PROJETO DE LEI DO GOVERNO CHAMADO DE “RACIONALIZAÇÃO” DAS CARREIRAS  É REFORMA ADMINISTRATIVA DISFARÇADA Trata-se de um ataque direto à Previdência, Saúde e Trabalho, aos aposentados e ao serviço público Em audiência realizada em 01/12/025, no MGI, com ...
sexta-feira, 28/11/2025 FENASPS E SINDICATOS FILIADOS ACIONAM A JUSTIÇA PARA GARANTIR PERMANÊNCIA DE PAIS E MÃES NO PLANO DA GEAP A FENASPS, em conjunto com sindicatos federados, ingressou com Ação Civil Pública para impedir que a GEAP Autogestão em Saúde exclua pais, mães, padrastos ...