Fenasps

quinta-feira, 28/03/2024

FENASPS participa da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

Nos dias 23 e 24 de março de 2024, um marco histórico foi estabelecido em Brasília/DF, onde uma gama diversificada de entidades da sociedade civil, entidades sindicais – dentre elas a FENASPS – e movimentos sociais convergiram para definir os próximos passos da Campanha Nacional por Direitos Sociais. A Federação participou, inclusive, do lançamento da campanha, em fevereiro deste ano (relembre aqui).

Este movimento, ainda em sua fase embrionária, visa articular e fortalecer as diversas lutas sociais em prol dos direitos, em meio a um contexto de restrições orçamentárias impostas pelo chamado “arcabouço fiscal”, que limita os recursos destinados aos direitos sociais enquanto mantém prioridade nos gastos voltados ao pagamento da dívida pública.

A plenária, realizada no Teatro dos Bancários em Brasília/DF, foi um fórum de discussão vibrante, onde vozes de todas as regiões do país ecoaram preocupações, ideias e propostas para enfrentar os desafios que se colocam diante da garantia dos direitos sociais. No primeiro dia, uma série de mesas de debates contou com a presença de notáveis pensadores e ativistas.

Na Mesa 1, intitulada “O Retrato do Brasil”, o renomado Prof. Ladislau Dowbor compartilhou insights sobre a função social da economia, enquanto a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, organização que a FENASPS apoia desde seu início -, Maria Lucia Fattorelli, destacou a urgência de confrontar o Sistema da Dívida para preservar os Direitos Sociais. O deputado distrital Fábio Felix trouxe à tona a sua atuação parlamentar em defesa desses direitos.

Veja abaixo a galeria de fotos do sábado, 23 de março, primeiro dia Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais (fotos gentilmente cedidas pela equipe da Campanha Nacional por Direitos Sociais):


Compondo a mesa inicial, a diretora da FENASPS, Laura Gusmão, fez uma saudação aos participantes de tão relevante evento. Veja abaixo:

Já na Mesa 2, “As Lutas do Povo Brasileiro”, líderes de várias áreas expuseram a situação de direitos fundamentais que estão sob ataque e que precisam ser garantidos. A Diretora da FENASPS, Viviane Peres, fez uma exposição sobre a Previdência Social e os seus desafios. Confira:

No segundo dia, após intensos debates e reflexões, os participantes consolidaram os eixos da Campanha, delineando estratégias para enfrentar os desafios. Confira o relatório final e todos os eixos estabelecidos.

Veja também a galeria de fotos do domingo, 24 de março, segundo dia da Plenária (fotos gentilmente cedidas pela Campanha Nacional por Direitos Sociais):


A Coordenação Nacional foi eleita, congregando, além da FENASPS, as entidades ANDES/SN, SINDIRECEITA, CSP/Conlutas, Auditoria Cidadã da Dívida, FENASPS, Rede Irerê de Proteção à Ciência, FENAPRF e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Os próximos passos incluem reuniões virtuais da Coordenação Nacional e a organização de Plenárias Regionais, visando ampliar o diálogo e fortalecer as ações em todas as regiões do país.

Essa plenária representa um ponto de partida para um movimento amplo e inclusivo, onde a voz dos mais diversos segmentos da sociedade é ouvida e respeitada. Com esperança e determinação, caminharemos juntos em direção a um Brasil mais justo e igualitário!




*Com informações da Auditoria Cidadã da Dívida.

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...