FENASPS e sindicatos filiados participam de atos em defesa da Democracia neste 8 de janeiro
Militantes da base e das direções da FENASPS e de seus sindicatos filiados participaram de atos em várias partes do país em defesa da Democracia nessa segunda-feira, 8 de janeiro. A data marca um ano da tentativa de golpe orquestrada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em 8 de janeiro de 2023, bolsonaristas vândalos e golpistas inconformados com a vitória do atual presidente da República empossado invadiram e depredaram os prédios públicos na Praça dos Três Poderes – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) – em um de ato destruição sem precedentes no país.
Nessa segunda, foram registrados atos em diversas partes do país, e militantes da base do Seguro e Seguridade Social registraram suas participações em São Paulo/SP, São Sebastião/SP, Rio de Janeiro/RJ e Goiânia/GO. Confira os materiais:
São Paulo
O ato pró-democracia na capital paulista ocorreu próximo ao Masp, tradicional local de manifestações na cidade. Os diretores da FENASPS, Cristiano Machado e Eliane Furtado, marcaram presença, representando também o Sinsprev/SP, sindicato filiado à federação. Veja nas mídias:
Em vídeo, o diretor da FENASPS ressaltou que defender a democracia não significa de maneira nenhuma dar carta branca a nenhum governo. Ainda, o dirigente lembrou que a FENASPS aprovou no XVI Confenasps, congresso ocorrido em outubro de 2023, a autonomia e independência política da federação. Assista abaixo:
“Lutar pela democracia é pelo direito de os trabalhadores lutarem. Mas ainda temos outras pautas nas quais ainda devemos nos mobilizar: luta pela correção salarial, pelo cumprimento dos acordos de greve e contra a contrarreforma administrativa”, frisou Cristiano.
Além da capital paulista, houve ato também em São Sebastião, cidade histórica do litoral de São Paulo. Veja fotos:
Atos também em GO e RJ
Militantes da base e direção da FENASPS também registraram participação de atos em Goiânia/GO (saiba mais aqui e aqui) e no Rio de Janeiro/RJ (leia mais). Veja nas fotos abaixo:
O Serviço Público e seus trabalhadores(as) são essenciais para a democracia!