Fenasps

quinta-feira, 23/11/2023

Em seminário na Câmara, FENASPS destaca necessidade de conscientização na luta contra a PEC 32

A FENASPS participou, nessa terça-feira, 21 de novembro, do seminário “Onde está o rombo das contas públicas? No serviço público ou no Sistema da Dívida?“, promovido pela Auditoria Cidadã da Dívida. O debate, que ocorreu na Câmara dos Deputados foi um espaço essencial para a luta do funcionalismo, revelando o que de fato está impedindo a valorização do serviço público e das diversas categorias que estão mobilizadas.

Os Servidores Públicos Federais (SPFs) estão há anos sem reajuste salarial. Neste ano, tiveram 9% de reposição inflacionária, o que repõe apenas uma ínfima parcela da perda inflacionária acumulada nos últimos anos, que supera 50% para a maioria do funcionalismo. É por este motivo que várias entidades sindicais que representam os SPFs estão convocando a categoria à mobilização para a construção da greve, aumentando a pressão em todo o Brasil.

Ainda assim, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LD0) não traz nenhuma previsão de reajuste para o funcionalismo em 2024. Assim, o seminário será essencial para a luta pelo fortalecimento do Estado e mudar esse panorama!

O evento

Além da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), o seminário foi organizado pelas Frentes Parlamentares pelo “Limite dos Juros e Auditoria da Dívida Pública com participação popular” e “contra os Juros Abusivos“, coordenadas pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), respectivamente.

Participaram do debate os professores Dr. Miguel Bruno e Dr. Ladislau Dowbor, que compartilharam o conhecimento e o trabalho valiosíssimo que prestam à sociedade. A coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, também fez uma exposição no seminário. Confira aqui a sua apresentação.

Apesar do descaso das autoridades convidadas – presidente do Banco Central e ministros da Fazenda e do Planejamento, Fernando Haddad e Simone Tebet, respectivamente – que não compareceram e nem sequer enviaram representantes, o I Seminário das Frentes Parlamentares pelo “Limite dos Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública com participação popular” e “Contra os Juros Abusivos” foi um sucesso.

Mais de 30 entidades sindicais e movimentos sociais participaram do seminário, O debate foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e a íntegra das palestras e participações de convidados pode ser conferida aqui, ou no reprodutor de vídeo abaixo:

Luta contra a PEC 32

A FENASPS foi representada no I Seminário das Frentes Parlamentares pelos diretores Laurizete Gusmão e Moacir Lopes. Lopes destacou a necessidade de conscientização do povo brasileiro na luta contra o desmonte do Estado (Reforma Administrativa – PEC 32/2020), as privatizações, que em nada beneficiam os cidadãos, e contra os juros abusivos, que impedem o desenvolvimento econômico do país. Confira no vídeo abaixo:

Os trabalhos dessas Frentes Parlamentares está apenas começando; porém, constitui importante iniciativa no prosseguimento da nossa luta por um Brasil mais justo. Seguiremos mobilizados pela auditoria da Dívida Pública e na luta por mais orçamento para o povo, os serviços públicos e seus trabalhadores e trabalhadoras!

Só a luta muda a vida!




*Com informações do site da Auditoria Cidadã da Dívida.

Últimas notícias

quarta-feira, 24/04/2024 Na Saúde, FENASPS participa da 4ª reunião em 2024 sobre a reestruturação da CPST Dando continuidade aos debates realizados no último dia 27 de março, a FENASPS – junto das demais entidades que representam os servidores da Carreira ...
sexta-feira, 19/04/2024 Via ofício, FENASPS formaliza contraproposta ao ‘Termo de Compromisso’ apresentado pelo Governo Cumprindo o prazo estabelecido pelo Governo Federal para a formalização da resposta da FENASPS sobre a proposta de reajuste nos benefícios (auxílios alimentação, saúde ...
quinta-feira, 18/04/2024 NOTA DE SOLIDARIEDADE À LUTA CONTRA O FASCISMO A Diretoria Colegiada da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Anvisa (FENASPS) vem por meio desta nota se ...