Fenasps

quinta-feira, 23/11/2023

Em seminário na Câmara, FENASPS destaca necessidade de conscientização na luta contra a PEC 32

A FENASPS participou, nessa terça-feira, 21 de novembro, do seminário “Onde está o rombo das contas públicas? No serviço público ou no Sistema da Dívida?“, promovido pela Auditoria Cidadã da Dívida. O debate, que ocorreu na Câmara dos Deputados foi um espaço essencial para a luta do funcionalismo, revelando o que de fato está impedindo a valorização do serviço público e das diversas categorias que estão mobilizadas.

Os Servidores Públicos Federais (SPFs) estão há anos sem reajuste salarial. Neste ano, tiveram 9% de reposição inflacionária, o que repõe apenas uma ínfima parcela da perda inflacionária acumulada nos últimos anos, que supera 50% para a maioria do funcionalismo. É por este motivo que várias entidades sindicais que representam os SPFs estão convocando a categoria à mobilização para a construção da greve, aumentando a pressão em todo o Brasil.

Ainda assim, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LD0) não traz nenhuma previsão de reajuste para o funcionalismo em 2024. Assim, o seminário será essencial para a luta pelo fortalecimento do Estado e mudar esse panorama!

O evento

Além da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), o seminário foi organizado pelas Frentes Parlamentares pelo “Limite dos Juros e Auditoria da Dívida Pública com participação popular” e “contra os Juros Abusivos“, coordenadas pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), respectivamente.

Participaram do debate os professores Dr. Miguel Bruno e Dr. Ladislau Dowbor, que compartilharam o conhecimento e o trabalho valiosíssimo que prestam à sociedade. A coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, também fez uma exposição no seminário. Confira aqui a sua apresentação.

Apesar do descaso das autoridades convidadas – presidente do Banco Central e ministros da Fazenda e do Planejamento, Fernando Haddad e Simone Tebet, respectivamente – que não compareceram e nem sequer enviaram representantes, o I Seminário das Frentes Parlamentares pelo “Limite dos Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública com participação popular” e “Contra os Juros Abusivos” foi um sucesso.

Mais de 30 entidades sindicais e movimentos sociais participaram do seminário, O debate foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e a íntegra das palestras e participações de convidados pode ser conferida aqui, ou no reprodutor de vídeo abaixo:

Luta contra a PEC 32

A FENASPS foi representada no I Seminário das Frentes Parlamentares pelos diretores Laurizete Gusmão e Moacir Lopes. Lopes destacou a necessidade de conscientização do povo brasileiro na luta contra o desmonte do Estado (Reforma Administrativa – PEC 32/2020), as privatizações, que em nada beneficiam os cidadãos, e contra os juros abusivos, que impedem o desenvolvimento econômico do país. Confira no vídeo abaixo:

Os trabalhos dessas Frentes Parlamentares está apenas começando; porém, constitui importante iniciativa no prosseguimento da nossa luta por um Brasil mais justo. Seguiremos mobilizados pela auditoria da Dívida Pública e na luta por mais orçamento para o povo, os serviços públicos e seus trabalhadores e trabalhadoras!

Só a luta muda a vida!




*Com informações do site da Auditoria Cidadã da Dívida.

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...