Fenasps

sexta-feira, 27/10/2023

Começa o XVI Confenasps, com participação de trabalhadores(as) de todo o país!

A FENASPS, seus sindicatos filiados e oposições reconhecidas abriram os trabalhos do seu décimo sexto Congresso Nacional (XVI Confenasps) na tarde dessa quinta-feira, 26 de outubro.

Logo de início, o prefeito da cidade de Serra Negra/SP, Elmir Kalil Abi Chedid, fez uma aparição especial e saudou os participantes do XVI Confenasps (navegue pela galeria abaixo e confira todas as fotos da abertura do XVI).

XVI Confenasps - abertura

Convidados para a abertura do XVI Confenasps também saudaram os trabalhadores(as) presentes no evento. Na ordem: a codeputada estadual pelo mandato da Bancada Feminista do PSOL no estado de São Paulo, Sirlene Maciel; Robson Estevam da Silva, da corrente sindical Unidade Classista; e a Coordenadora do Núcleo São Paulo da Auditoria Cidadã da Dívida, Sônia Alves.

Da esquerda para a direita: Eduardo Franco (SP), Lincoln Ramos (PR), Ana Lago (RS) e Valmir Braz (SC) (foto: Pedro Mesidor/FENASPS)

Depois, a mesa de abertura do congresso (foto acima) solicitou ao plenário que se respeitasse um minuto de silêncio em respeito às perdas do último período, em especial às vítimas da pandemia de Covid-19. Após este momento de reflexão, houve a jà tradicional execução do hino da Internacional Socialista que contagiou os presentes (foto abaixo).

Ao fim das saudações iniciais, os representantes das correntes que compõem a atual Diretoria Colegiada fizeram um breve discurso aos participantes do XVI Congresso. Em ordem definida por sorteio, o primeiro a discursar foi Eduardo Franco, da corrente Avançar nas Lutas – tese 1 (página 7 do caderno de teses).

A seguir, falaram Thaize Antunes, da corrente Mudança e Renovação – tese 3 (página 99 do caderno de teses); Deise Nascimento e Moacir Lopes, que dividiram o tempo do coletivo FENASPS sempre na Luta – tese 2 (página 23 do caderno); e Valmir Braz, do coletivo Independentes de Santa Catarina – tese 4 (página 119 do caderno).

A mesa deu seguimento ao Congresso com a leitura e aprovação do Regimento Interno do XVI Confenasps, e por fim a eleição dos membros da Comissão Eleitoral, que fiscalizará o pleito que ocorre no domingo, 29 de outubro, quando serão escolhidos os representantes da Diretoria Colegiada para o próximo triênio.

O XVI continua nesta sexta-feira, com a avaliação e conjuntura, na parte da manhã; e apresentação e defesa das teses e os painéis, já à tarde. Confira aqui a programacão completa.

Últimas notícias

quarta-feira, 17/04/2024 FENASPS encerra segundo dia da Jornada de Lutas com ato no Ministério da Saúde Para encerrar o segundo dia da Jornada de Lutas das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais (SPFs) – que ficou marcada pela Marcha Nacional ...
quarta-feira, 17/04/2024 Mais de sete mil SPFs ocupam a Esplanada dos Ministérios para pressionar Governo por reajuste ainda em 2024 Mais de sete mil servidoras e servidores públicos federais (SPFs) ocuparam a Esplanada dos Ministérios da manhã desta quarta-feira, 17 de abril, para pressionar ...
terça-feira, 16/04/2024 FENASPS participa de audiência pública na Câmara para debater sobre mobilizações no Serviço Público A FENASPS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 16 de abril, em que debateu sobre a mobilização dos trabalhadores ...