Fenasps

terça-feira, 24/10/2023

GOVERNO E ÓRGÃOS INSS, MTE E ANVISA NÃO LIBERAM O PONTO DOS(AS) SERVIDORES(AS) PARA PARTICIPAREM DO XVI CONGRESSO DA FENASPS

Apesar dos esforços da FENASPS e sindicatos filiados, os Ministérios da Previdência, Trabalho, INSS e Anvisa, condicionaram liberação de ponto dos delegados e delegadas eleitos para o da Congresso da FENASPS, mediante reposição de horas e metas dos dias que os(as) servidores(as) estiverem no Congresso.

É lamentável esta posição do governo, que prega retomada da democracia, mas na prática, tentam impedir que os(as) servidores(as) possam participar de um Congresso que discutirá suas condições trabalho e vida.

Pela primeira vez em 40 anos, que foi recusada a liberação sem a necessidade de reposição para os(as) servidores(as) que foram eleitos para participar do congresso da sua categoria. A situação se agrava diante de servidores e servidoras que ainda estão repondo o período da greve, com os vários problemas dos próprios órgãos em fazer o abatimento da greve, além da imposição das metas abusivas de produtividade.

A cobrança de compensação das horas e metas referente ao período de participação no XVI CONFENASPS é medida claramente antissindical, pois dificulta a participação dos(as) trabalhadores(as) no Congresso.

Vale ressaltar que ao longo destes 40 anos de história de Federação, em todos os governos ocorreu a liberação dos(as) servidores(as) para este evento, ou seja, nunca houve empecilhos para participação dos(as) trabalhadores(as) nos fóruns deliberativos da Federação, considerando vários governos de diferentes matizes ideológicos. Portanto, é no mínimo surpreendente que em um governo do Partido dos Trabalhadores sejam criadas dificuldades para participação do CONFENASPS. 

O mais absurdo é usarem uma Instrução Normativa editada por Temer e outras legislações para impedir que os(as) servidores(as) exerceram seu direito democrático de participar de Congresso da sua categoria.

A Federação e Sindicatos filiados estão fazendo pressão para mudar esta posição do governo e assegurar o direito a todos e todas delegados e delegadas de participarem do congresso.

Orientamos a todos e todas delegados participarem do Congresso, procurarem orientação nos sindicatos, pois faremos recurso e vamos cobrar resposta da Ministra de Gestão e Inovação sobre esta negativa dos órgãos.

FENASPS SEMPRE NA LUTA!

INSS

Confira aqui a íntegra da resposta ao Ofício FENASPS nº 139 e 146/2023 – Solicitação de dispensa de ponto e/ou abatimento de metas para participação no Congresso Nacional da FENASPS – XVI CONFENASPS.

Confira aqui a íntegra do Ofício FENASPS nº 149 de 23 de outubro de 2023

Confira aqui a íntegra da Instrução Normativa nº 02/2018 (0457976).

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Confira aqui a íntegra da Resposta sobre dispensa de ponto para XVI CONFENASPS – COGEP MS

MINISTÉRIO DO TRABALHO

Confira aqui a íntegra do Ofício MTE – ANEXO 4 de 4 – Sobre dispensa MTE – Oficio_0591006

Últimas notícias

terça-feira, 17/12/2024 FENASPS e demais entidades do FONASEFE em atividades no congresso para assegurar verbas no orçamento para cumprir acordos assinados com o governo A FENASPS junto com entidades do Fonasefe segue em articulação no Congresso Nacional para garantir o reajuste dos servidores federais, firmado em acordo com ...
sexta-feira, 13/12/2024 Na Câmara, FENASPS frisa necessidade de mobilização contra o arcabouço fiscal A FENASPS participou com destaque de uma audiência pública, realizada nessa quinta-feira, 12 de dezembro, promovida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara ...
sexta-feira, 13/12/2024 Novo PGD: INSS publica minuta final. FENASPS orienta que categoria não assine pactos ou termos O INSS divulgou, nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a minuta final do novo Programa de Gestão (PGD) a ser instituído na autarquia para os ...