Fenasps

segunda-feira, 07/08/2023

CNPS/MPS aprova ampliação do orçamento e Concurso Público para o funcionamento do INSS em 2024

Fachada da sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O necessário investimento nas estruturas do INSS e a realização de concurso público para o atendimento de qualidade a população são pautas históricas e reiteradamente encaminhadas pela FENASPS aos governos, especialmente nos últimos anos, com o aprofundamento da desestruturação da autarquia, a contrarreforma da Previdência (Emenda Constitucional n° 103/2019) e medidas gerenciais que precarizaram o órgão.  

Na última quinta-feira, 3 de agosto, a Resolução nº 1.354 do Conselho Nacional de Previdência Social, vinculado ao Ministério da Previdência Social (CNPS/MPS) reconheceu essas duas importantes demandas para o INSS continuar funcionando, além de manter o pagamento dos benefícios previdenciários.

O Conselho aprovou a Proposta Orçamentária da Previdência Social para o ano de 2024, com adicional de cerca de R$ 700 milhões, além da previsão realizada pelo INSS e Ministério da Previdência Social (MPS) para os custos do Fundo de Previdência Social e despesas discricionárias. A resolução também deixa consignada a realização de concurso público, sendo 7.655 servidores da carreira do Seguro Social e de 1.574 para Perito Médico Federal.

A FENASPS, nos últimos anos, vem apontando a necessidade de concurso público para atendimento à população, diante da enorme perda do seu quadro funcional nos últimos anos, sendo a única alternativa para diminuir a fila de mais de 7 milhões de pessoas que aguardam algum requerimento na autarquia.

É urgente a reestruturação da autarquia, com atendimento de qualidade à população, que atualmente não conseguem acessar os meios digitais! As tecnologias e plataformas digitais podem ser uma opção de atendimento, porém não é possível restringir todo o atendimento por meios digitais, diante da realidade brasileira, de grande parcela da população que não conseguem acessar ou não sabem manusear as tecnologias.

Esta é a realidade concreta do público que busca o INSS, sendo cerca de 80% idosos e com renda de um salário mínimo, conforme Anuário Estatístico de Previdência Social de 2021 (AEPS). 

Destaca-se ainda que a lógica de automatização de análises de benefícios, atendimentos por videoconferência, falta de atendimento à população, além de não reduzir a “fila”, refletem na qualidade dos atendimentos, aumento de indeferimento e reiterados requerimentos, ou seja, as medidas gerenciais do órgão têm gerado uma realimentação da “fila” pelo próprio INSS.

Assim, é fundamental o investimento no INSS, ampliação do quadro de servidores com a realização de concurso público e atendimento presencial e de qualidade à população.

A proposta do CNPS é o mínimo necessário para garantir o funcionamento do INSS. Além disso, é fundamental que o atual governo abra diálogo com as entidades sindicais sobre a revogação da EC nº 103/2019, a perversa contrarreforma da previdência.

A luta continua, em defesa da Previdência Social Pública e de qualidade!

Pela reestruturação do INSS, concurso público e revogação da contrarreforma da Previdência Social!

Últimas notícias

sexta-feira, 08/11/2024 Via ofício, FENASPS solicita audiência com INSS para debater retorno ao trabalho e reposição das demandas represadas da greve Em ofício protocolado nesta sexta-feira, 8 de novembro, a FENASPS solicitou uma audiência ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, com objetivo de dirimir os ...
sexta-feira, 08/11/2024 Reforma da Previdência, fim do RJU, lutas e resistência: veja o que a FENASPS debateu no 2º dia da Jornada para Assuntos de Aposentadoria Nesta sexta-feira, 8 de novembro, a FENASPS participou do 2º dia da Jornada para Assuntos de Aposentadoria, evento que teve iniciativa do Andes-SN, com ...
quinta-feira, 07/11/2024 Após reivindicação da FENASPS, INSS reverte corte de ponto de servidores grevistas Após a reunião com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) realizada nessa quarta-feira, 6 de novembro, o INSS atendeu à reivindicação da FENASPS ...