No lançamento do GT contra assédio no Serviço Público, FENASPS denuncia perseguição no INSS
Nessa quinta-feira, 27 de julho, a FENASPS participou da solenidade de lançamento do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para o Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal.
O GTI é presidido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e tem como objetivo elaborar um plano de trabalho para promover relações saudáveis e respeitosas no Serviço Público, visando propiciar o combate ao assédio e discriminação nos espaços de trabalho e entre os agentes públicos.
Participaram do evento a ministra do MGI, Esther Dweck; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a primeira-dama, Janja Lula da Silva; Jorge Messias, advogado-geral da União (AGU); José Lopes Feijóo, secretário de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho (SGPRT/MGI), demais autoridades do atual Governo Federal que compõem o grupo de trabalho, e diversos dirigentes das entidades do Fonasefe e das maiores centrais sindicais do pais. A FENASPS foi representada pela diretora Viviane Peres (veja mais nas fotos abaixo).
Denúncia
Durante o evento, a FENASPS dialogou com autoridades públicas e entregou material informativo que denuncia o assédio institucional sofrido pelas(os) assistentes sociais no INSS, conforme publicamos aqui.
No material (clique na imagem acima para conferir a íntegra), a FENASPS salienta que vem ocorrendo práticas que expressam concretamente o assédio institucional vivenciado pelas trabalhadoras e trabalhadores do INSS, conforme as entidades representativas vem denunciando sistematicamente nos últimos anos.
Assim como em junho, quando recebeu essas denúncias, a FENASPS reitera que não aceitará qualquer tipo de ameaça e tentativas de criminalização da luta das(os) trabalhadoras(os) por direitos, melhoria dos serviços públicos e por melhores condições de trabalho.
A solenidade foi transmitida ao vivo. Confira abaixo a íntegra do vídeo:
Como vai funcionar o GTI
Instituído por meio do Decreto nº 11.534, o Grupo de Trabalho Interministerial realizou sua primeira reunião no último dia 18 de julho, iniciando assim o prazo de seis meses para desenvolver o Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal.
Segundo o Governo Federal, este plano trará orientações e diretrizes de saúde física e mental, prevenção do assédio e da discriminação e a promoção de relações saudáveis e respeitosas no ambiente público, sejam presenciais e remotos.
Após a conclusão das atividades, o grupo deve encaminhar o plano e o relatório final das atividades desenvolvidas para a ministra da Gestão e da Inovação.
A FENASPS reafirma que estará sempre junto com aqueles e aquelas que lutam por seus direitos e pela defesa do serviço público.
Contra o assédio moral no Serviço Público!
*Com informações do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).