Fenasps

quarta-feira, 07/06/2023

Documentário que contou com a participação da FENASPS para retratar a realidade do INSS estreia nesta terça, 13

Nesta terça-feira, 13 de junho, será lançado o documentário “Nosso INSS“, produzido pela agência Repórter Brasil e dirigido pelos jornalistas Carlos Juliano Barros e Caue Angeli. O lançamento ocorre pelo Youtube, nos canais do UOL e do Repórter Brasil, mas também será veiculado na TV Educativa no estado da Bahia. Confira abaixo o trailer do documentário:

O documentário investiga os motivos que levaram um dos principais órgãos do país, responsável pela distribuição de renda a 37 milhões de brasileiros, a enfrentar uma das piores crises de sua história.

Ainda, o curta-metragem expõe a redução pela metade do quadro de servidores – como a FENASPS e seus sindicatos filiados denunciaram exaustivamente nos últimos anos -, a adoção de tecnologias digitais para tentar agilizar o atendimento e a falta de peritos médicos nas agências de todo o país.

A produção traz histórias de pessoas que sofrem com a demora das filas virtuais do INSS, além de entrevistas com especialistas e com o atual presidente interino da autarquia, Glauco Wamburg.

A FENASPS participou do documentário, enviando fotos e vídeos do movimento grevista ocorrido no INSS entre março e maio de 2022, e contextualizou as informações sobre as reivindicações dos servidores e servidoras da autarquia.

Além disso, o diretor da federação, Cristiano Machado, concedeu uma entrevista aos documentaristas, denunciando o sistema tecnológico precário e defasado, as péssimas condições de trabalho, sobrecarga dos servidores, o adoecimento da categoria e como tudo isso tem impactado na qualidade do serviço prestado.

Sobre os produtores

A Repórter Brasil é uma agência de notícias fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil. Um de seus fundadores e atual presidente é o jornalista Leonardo Sakamoto.

A agência foi responsável por documentários que retratam o mundo do trabalho e suas especificidades, como nas obras “GIG, a uberização do trabalho“, de 2019, que traz o debate sobre a precarização e a intensificação do trabalho nos aplicativos e plataformas digitais; “Não Respire – Contém Amianto”, de 2017, que investiga como a indústria tenta vender a imagem de que o tipo de amianto usado no mercado brasileiro de telhas não é tão mau assim; “Carne, Osso“, de 2011, que alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam o duro cotidiano do trabalho nos frigoríficos brasileiros; e “Nas Terras do Bem-Virá”, de 2007, que aborda o trabalho escravo e conflitos de terra no Pará.

Documentário “Nosso INSS” contou com a participação da FENASPS durante a sua produção (imagem: reprodução Youtube)

Ficha técnica

Direção: Carlos Juliano Barros e Caue Angeli
Roteiro e produção executiva: Carlos Juliano Barros
Direção de fotografia, montagem e finalização: Caue Angeli
Trilha sonora e mixagem de áudio: Pedro Penna
Artes e animações: Leo Uehara
Realização: Repórter Brasil

Últimas notícias

quinta-feira, 05/02/2026 ACORDÃO NO CONGRESSO APROVA TREM DA ALEGRIA QUE EXCLUI APOSENTADOS No final do ano de 2025 uma parte importante das entidades do FONASEFE estiverem na luta para aprovar emendas ao PL 6170, que criava ...
sexta-feira, 30/01/2026 ENTIDADES DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PROTOCOLAM EM 30/1 A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NO MGI Na manhã desta sexta-feira (30), o Fonasefe e o Fonacate protocolaram a pauta de reivindicações de 2026 junto ao MGI, atendendo ao cronograma do ...
quinta-feira, 29/01/2026 GOVERNO RECUA NO PGD COMPULSÓRIO APÓS PRESSÃO DA CATEGORIA E DA FENASPS A Portaria PRES/INSS nº 1.923, de 28 de janeiro de 2026, que altera o regramento do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), confirma um ...