Fenasps

segunda-feira, 22/05/2023

FENASPS e entidades do Fonasefe realizam mais um ato contra o novo arcabouço fiscal. É nesta quarta, 24/05!

Precisamos nos mobilizar contra o novo arcabouço fiscal, que pode proibir novos concursos públicos e reajustes aos SPFs (imagem: divulgação Fonasefe)

A FENASPS e demais entidades do Fonasefe deliberaram pela realização de mais um ato contra o novo Arcabouço Fiscal, a ser realizado nesta quarta-feira, 24 de maio. O primeiro ato ocorreu simultaneamente ao lançamento da Campanha Salarial 2024.

No ato desta semana, haverá mobilização em Brasília – com atividade prevista para ocorrer às 10h, no acesso ao Anexo II da Câmara dos Deputados – e em diversos outros estados. Acompanhe as movimentações do seu estado!

O diretor da FENASPS e integrante do Fonasefe, Moacir Lopes, gravou um vídeo para convidar você para participar do Ato Nacional contra o novo arcabouço fiscal nesta quarta-feira, 24 de maio. Assista:

Entendendo o novo arcabouço

Apesar de mais flexível que o teto de gastos imposto pela Emenda Constitucional (EC) nº 95, o novo arcabouço fiscal – como ficou mais conhecido o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 93/2023 – compromete o sucesso social do país, colocando em risco, por exemplo, o cumprimento dos pisos constitucionais da educação e saúde.

Em suma, o novo arcabouço fiscal restringirá investimentos sociais e tem o Serviço Público na mira! Como se não bastasse o teto imposto na proposta original, o novo texto (substitutivo) apresentado pelo relator da proposta na Câmara, deputado Cláudio Cajado, impõe severas sanções caso a meta fiscal estabelecida pelo governo não seja cumprida.

As regras mais duras visam diretamente os serviços públicos: proibição de concursos e de reajuste aos funcionários. Veja abaixo o rol de medidas que ficarão absolutamente restritas caso o novo arcabouço seja aprovado:

⛔ Criação de cargos, empregos ou função que implique aumento de despesa;
⛔ Alteração na estrutura de carreira que implique em aumento de despesa;
⛔ Criação ou majoração de auxílios;
⛔ Criação de despesas obrigatórias;
⛔ Reajuste de despesas obrigatórias, com exceção do salário mínimo;
⛔ Concessão ou ampliação de benefício tributário;
⛔ Aumento e reajuste de pessoal;
⛔ Admissão de pessoal;
⛔ Realização de concurso público.

Mobilização

Para a reconstrução do país é necessário que se tenha um Serviço Público forte, que possa atender às demandas do povo brasileiro. O Brasil precisa de uma política que valorize os servidores públicos e que invista nas áreas sociais e não que atenda aos interesses do mercado. Se o lema é reconstruir o Brasil, o novo arcabouço fiscal não cabe!

A mobilização contra o arcabouço fiscal é fundamental para a Campanha Salarial de 2024 dos SPFs!

Últimas notícias

segunda-feira, 23/06/2025 FENASPS assina manifesto em Defesa da Autonomia Universitária da UEMG A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) está presente em 19 municípios de Minas Gerais, sendo 18 dos municípios no interior do Estado. ...
quarta-feira, 18/06/2025 Corpus Christi: FENASPS não tem expediente nesta sexta, 20 Em virtude do feriado de Corpus Christi, celebrado nacionalmente nesta quinta-feira, 19 de junho, a FENASPS não terá expediente na próxima sexta, dia 20 ...
terça-feira, 17/06/2025 FENASPS reitera reivindicação para instalação urgente do Comitê Gestor de Carreira, em reunião do GT sobre atribuições dos TSS A FENASPS participou nesta terça-feira, 17 de junho de 2025, de mais uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) para discutir as atribuições dos ...