Fenasps

segunda-feira, 03/04/2023

Via ofício, FENASPS cobra realização de reunião do Comitê dos Serviços Previdenciários no INSS

Fachada da sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A FENASPS solicitou, via ofício protocolado na última semana, que o INSS realize o agendamento de reunião do Comitê Gestor Permanente dos Serviços Previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional).

Isso porque em 2023 ainda não houve reunião deste importante comitê, previsto no acordo da greve no INSS de 2022. No ofício, a FENASPS salienta que, por razões desconhecidas, não houve absolutamente convocação alguma para que houvesse realização das reuniões deste Comitê.

Além disso, várias medidas vêm sendo impostas pela gestão técnica dos serviços previdenciários, como, por exemplo, o aumento do número de atendimentos da Reabilitação Profissional; alterações nas agendas do Serviço Social, sem respeitar a realidade e demandas diversas de cada Agência de Previdência Social (APS); notificações referentes a servidores(as) com acúmulo de cargos, dentre outras.

No ofício, a FENASPS lembrou ainda que há diversos problemas em relação à compensação da greve dos profissionais que atuam nos serviços previdenciários, e que, mesmo após oito meses de reiteradas solicitações por parte da Federação, permanecem sem a devida resolução.

Por fim, a FENASPS reivindica no ofício que na próxima reunião do Comitê, que será a primeira de 2023, sejam convocados o presidente do INSS, o Diretor de Benefícios (Dirben) e da Diretora de Gestão de Pessoas (DGP), já que há pautas emergenciais com necessidade de discussão com algumas diretorias e do próprio presidente da autarquia.

Confira aqui a íntegra do ofício.

Últimas notícias

quinta-feira, 02/10/2025 Câmara aprova isenção fiscal para trabalhadores que ganham até cinco mil reais, mas a luta continua  Após a marcha de 21 de setembro, que ocupou ruas e praças em todos os estados, os trabalhadores conquistaram uma importante vitória: a Câmara ...
terça-feira, 30/09/2025 Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa O povo nas ruas faz a diferença! No último domingo (21), ocupamos as ruas do país inteiro e derrotamos a PEC da Bandidagem. Dia ...
segunda-feira, 29/09/2025 Não é reforma administrativa é destruição dos serviços públicos O relator da PEC da Reforma deputado federal Pedro Paulo vai participar do programa Canal Livre, defendendo a famigerada proposta de reforma administrativa. É ...