Fenasps

sexta-feira, 03/02/2023

Servidor da Anvisa falece durante trabalho, escancarando sucateamento do órgão

Samuca, Presente!

Com imenso pesar, a FENASPS informa que o servidor da Anvisa, Samuel de Aquino Ramos (foto acima), faleceu na tarde desta quinta-feira, 2 de fevereiro, durante uma inspeção sanitária, a bordo de uma embarcação. Samuel prestava serviços no porto de São Sebastião, litoral de São Paulo, quando teve um mal súbito e sofreu um infarto.

A FENASPS lamenta profundamente o ocorrido e presta condolências à família e amigos de Samuel – chamado também de “Samuca“, apelido dado carinhosamente pelas pessoas próximas – neste momento de dor.

Descaso e sucateamento

Apesar de ter sido uma fatalidade, é inevitável, ressalta-se, que nesta hora não se associe este ocorrido ao cenário atual na Anvisa, em especial na área de Portos, Aeroportos e Recintos Alfandegados (PAFs).

O órgão sofre com a falta de concursos públicos – o que acarreta uma categoria com idade avançada, realizando inspeções em embarcações fundeadas ao largo, no mar aberto – além de medidas como a Resolução 274, que extinguiu postos de trabalho e alterou a estrutura da Anvisa.

O próprio Samuel foi vítima dessa política, já que com a desativação do posto da Anvisa em São Sebastião, onde originalmente trabalhava, ele estava lotado em Santos/SP, distante vários quilômetros de seu domicílio. Contudo, Samuel foi acionado a atender a essa embarcação em São Sebastião/SP.

Por diversas vezes, a FENASPS denunciou o sucateamento da Anvisa – assim como os demais órgãos cujos servidores fazem parte da sua base: ministérios da Saúde e do Trabalho, INSS e Funasa – e chegou a travar acalorados debates com a gestão da agência reguladora para que revogasse a medida, que ainda está vigor.

Resistência ao negacionismo

É importante destacar ainda o relevante papel dos servidores e servidoras da Anvisa durante o período da pandemia de Covid-19, sobretudo nas áreas aeroportuárias e portuárias, já que as atividades não foram interrompidas. Muitos trabalhadores(as) da Anvisa foram contaminados com a Covid-19 para proteger a população, em um cenário de negacionismo do governo anterior.

O governo negacionista de Jair Bolsonaro chegou a atacar e criticar os colegas da Anvisa que se dedicavam a agilizar ao máximo os processos de liberação. Além disso, servidores técnicos enfrentaram enormes desafios e luta pela liberação das vacinas e outros insumos de combate ao vírus, travando conflitos com os gestores do Ministério da Saúde em nome da ciência e em respeito à saúde pública.

Providências

O membro do Devisa/FENASPS e integrante da Delegacia Regional da Baixada Santista, Wellington Rodrigues, se deslocou até São Sebastião para prestar as condolências à família e averiguar as circunstâncias em que se deram este fatídico ocorrido, em que um acidente de trabalho resultou em óbito.

A saúde é um bem de valor inestimável aos trabalhadores e trabalhadoras, que acabam dedicando anos de suas vidas e desfalecendo diante de tamanho descaso das direções dos órgãos e autarquias públicos.

A FENASPS, o Devisa/FENASPS e o Sinsprev/SP, sindicato filiado à Federação, vão acompanhar o caso e cobrar as medidas cabíveis aos órgãos competentes.

Samuel, PRESENTE!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...