Fenasps

segunda-feira, 23/01/2023

A Previdência Social, maior conquista da classe trabalhadora, completa 100 anos

A Previdência Social está completando 100 anos de existência nesta terça-feira, 24 de janeiro de 2023. A data remete à promulgação da chamada lei Eloy Chaves, de 1923, que criou, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para trabalhadores de todas as empresas privadas das estradas de ferro.

Até aquele momento na história do país, somente os funcionários federais possuíam caixa previdenciária e o dia 24 de janeiro de 1923 é considerado como o início da Previdência Social no Brasil.

A Previdência é uma das maiores conquistas da classe trabalhadora, e vem sobrevivendo desde então a vários ataques do sistema capitalista. Todos os governos, sem exceção, fizeram diversas intervenções e se apropriaram dos recursos dos trabalhadores e trabalhadoras para utilizar em todo o tipo de operação.

Atualmente, estima-se que, a União, Estados, Municípios e demais empresas sonegadoras (saiba mais aqui) devem, juntos, mais de dois trilhões de reais aos cofres da Previdência. O discurso, amplamente difundido na mídia e em setores conservadores, de que a Previdência Social é deficitária, mostrou-se uma farsa (leia mais aqui e aqui).

Dia do Aposentado é dia de luta!

O 24 de Janeiro também é conhecido pelo Dia Nacional do Aposentado e da Aposentada. A FENASPS, junto de seus sindicatos filiados, está sempre atenta aos(às) aposentados(as) de nossa base, oferecendo o melhor atendimento possível, ouvindo as demandas e valorizando esta classe tão necessária à vida sindical.

Novas lutas sempre se apresentam, e a FENASPS, junto da sua base de aposentados, irá sempre à luta para representar cada vez melhor os trabalhadores que se dedicam não somente apenas ao trabalho e à família, mas também em busca de uma vida melhor para todos e todas. Aposentado(a) sim, inativo(a) nunca: na luta sempre!

Não há Previdência sem INSS

Nesses 100 anos de luta, a FENASPS e seus sindicatos filiados parabenizam os valorosos servidores e servidoras do INSS, que se dedicam a analisar e conceder benefícios, atendendo a uma população cada vez maior e mais dependente dos benefícios sociais para manter a sua própria sobrevidência.

Não existe Previdência Social sem INSS, e sem o INSS valorizado, não há como atender, analisar e conceder benefícios.

Para fortalecer a Previdência Social, devemos fortalecer o INSS. Para isso, é urgente e imprescindível a realização de concursos públicos para repor as mais de 23 mil vagas disponíveis e necessárias para um atendimento digno à população brasileira.

FENASPS sempre na luta em defesa de uma Previdência Social pública, universal e gratuita para todos os brasileiros e brasileiras! (clique para ampliar)

A FENASPS e seus sindicatos filiados se orgulham de fazer parte desta centenária história de lutas!

Últimas notícias

terça-feira, 31/01/2023 Plantonistas da FENASPS buscam informações junto ao INSS sobre a compensação da greve de 2022, devolução de 2009 e BMOB/TERF Devido a várias demandas vindas dos estados, na tarde dessa segunda-feira, 30 de janeiro, representantes do Plantão da Diretoria Colegiada da FENASPS solicitaram uma ...
terça-feira, 31/01/2023 Por reajuste salarial, entidades dos SPFs realizam Dia Nacional de Mobilização. Veja como foi Nesta terça-feira, 31 de janeiro, ocorreu a primeira mobilização nacional de Servidores Públicos Federais deste ano de 2023. O Dia Nacional de Mobilização (card ...
terça-feira, 31/01/2023 Fenasps participa de reunião com ministra de Gestão em 30/01, discutindo a retomada das negociações As entidades FONASEFE e FONACATE apresentaram as reivindicações dos/das Servidores e os pontos discutidos nos respectivos fóruns. Apesar de não estar previsto, teve a ...