Fenasps

sexta-feira, 13/01/2023

PM do DF impede realização de ato em Brasília contra a extinção da Funasa nesta sexta, 13

PM alegou que ato não poderia ser realizado devido à intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal (clique para ampliar)

Os(as) servidores(as) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que estão lotados na Direção Central em Brasília e representantes das entidades sindicais representativas da categoria foram impedidos de realizar um ato contra a extinção da fundação nesta sexta-feira, 13 de janeiro.

A justificativa dada pela PM do DF foi que a corporação está cumprindo o decreto que prevê a intervenção federal no Distrito Federal, que perdurará, pelo menos, até o próximo dia 31 de janeiro.

A FENASPS e outras entidades que participariam do ato em Brasília – que foi realizado simultaneamente em outras partes do país – reafirmaram que a extinção da Funasa, prevista na Medida Provisória (MP) nº 1.156/2023, causou uma grande surpresa aos servidores(as) da fundação e às entidades sindicais, já que no decorrer de todo o processo de transição do governo, em nenhum momento este tema foi abordado.

De forma imediata à publicação da MP nº 1.156, as entidades se articularam e encaminharam o ofício (veja aqui) às ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, da Saúde, Nísia Trindade, e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Atos pelo Brasil

Apesar da impossibilidade de realizar o ato na capital federal, houve manifestações em várias partes do país (veja mais abaixo). A FENASPS e demais entidades sindicais devem intensificar a pressão sobre o governo e os parlamentares para rejeição da MP 1.156, cuja admissibilidade será discutida a partir da posse dos novos deputados e senadores, que ocorre no próximo dia 1º de fevereiro.

Até o momento, recebemos materiais do ato realizado em Belém, capital paraense. Os registros abaixo são do Sintprevs/PA, que publicou em seu site oficial e página no Facebook (veja aqui e aqui).

Neste momento, é importante que os servidores(as) se mantenham firmes na mobilização e na luta para assegurar que haja negociação com o governo! Vamos lutar para assegurar todos os direitos dos servidores e servidoras lotados(as) na FUNASA, bem como discutir as razões da extinção da Fundação, que consideramos um grande equívoco por parte do Governo.

Esta luta é fundamental para manter nossos direitos e conquistas!

Últimas notícias

terça-feira, 31/01/2023 Plantonistas da FENASPS buscam informações junto ao INSS sobre a compensação da greve de 2022, devolução de 2009 e BMOB/TERF Devido a várias demandas vindas dos estados, na tarde dessa segunda-feira, 30 de janeiro, representantes do Plantão da Diretoria Colegiada da FENASPS solicitaram uma ...
terça-feira, 31/01/2023 Por reajuste salarial, entidades dos SPFs realizam Dia Nacional de Mobilização. Veja como foi Nesta terça-feira, 31 de janeiro, ocorreu a primeira mobilização nacional de Servidores Públicos Federais deste ano de 2023. O Dia Nacional de Mobilização (card ...
terça-feira, 31/01/2023 Fenasps participa de reunião com ministra de Gestão em 30/01, discutindo a retomada das negociações As entidades FONASEFE e FONACATE apresentaram as reivindicações dos/das Servidores e os pontos discutidos nos respectivos fóruns. Apesar de não estar previsto, teve a ...