Fenasps

sexta-feira, 13/01/2023

PM do DF impede realização de ato em Brasília contra a extinção da Funasa nesta sexta, 13

PM alegou que ato não poderia ser realizado devido à intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal (clique para ampliar)

Os(as) servidores(as) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que estão lotados na Direção Central em Brasília e representantes das entidades sindicais representativas da categoria foram impedidos de realizar um ato contra a extinção da fundação nesta sexta-feira, 13 de janeiro.

A justificativa dada pela PM do DF foi que a corporação está cumprindo o decreto que prevê a intervenção federal no Distrito Federal, que perdurará, pelo menos, até o próximo dia 31 de janeiro.

A FENASPS e outras entidades que participariam do ato em Brasília – que foi realizado simultaneamente em outras partes do país – reafirmaram que a extinção da Funasa, prevista na Medida Provisória (MP) nº 1.156/2023, causou uma grande surpresa aos servidores(as) da fundação e às entidades sindicais, já que no decorrer de todo o processo de transição do governo, em nenhum momento este tema foi abordado.

De forma imediata à publicação da MP nº 1.156, as entidades se articularam e encaminharam o ofício (veja aqui) às ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, da Saúde, Nísia Trindade, e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Atos pelo Brasil

Apesar da impossibilidade de realizar o ato na capital federal, houve manifestações em várias partes do país (veja mais abaixo). A FENASPS e demais entidades sindicais devem intensificar a pressão sobre o governo e os parlamentares para rejeição da MP 1.156, cuja admissibilidade será discutida a partir da posse dos novos deputados e senadores, que ocorre no próximo dia 1º de fevereiro.

Até o momento, recebemos materiais do ato realizado em Belém, capital paraense. Os registros abaixo são do Sintprevs/PA, que publicou em seu site oficial e página no Facebook (veja aqui e aqui).

Neste momento, é importante que os servidores(as) se mantenham firmes na mobilização e na luta para assegurar que haja negociação com o governo! Vamos lutar para assegurar todos os direitos dos servidores e servidoras lotados(as) na FUNASA, bem como discutir as razões da extinção da Fundação, que consideramos um grande equívoco por parte do Governo.

Esta luta é fundamental para manter nossos direitos e conquistas!

Últimas notícias

quinta-feira, 05/12/2024 Governo prorroga portaria com conquistas da greve de 2022 até 31 de dezembro/2024 O INSS editou nessa quarta-feira, 4 de dezembro, a Portaria nº 1.793 PRES/INSS (confira abaixo), prorrogando medidas emergenciais que foram conquistas da greve de ...
quarta-feira, 04/12/2024 Fenasps apresenta discordâncias sobre a minuta do Programa de Gestão e Desempenho do INSS A Fenasps encaminhou, nesta quarta-feira (4), ao presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um ofício expondo preocupações e críticas à ...
quarta-feira, 04/12/2024 Plantonistas da FENASPS reiteram apoio ao deputado Glauber Braga em mais uma reunião da Comissão de Ética da Câmara Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reuniu novamente para oitivas de mais duas ...