Fenasps

terça-feira, 03/01/2023

Com banho de sal grosso na Economia, entidades do Fonasefe solicitam abertura de negociação sobre SPFs ao governo Lula

As entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, já no primeiro dia útil de 2023, nesta segunda-feira, 2 de janeiro, protocolaram ofícios aos novos ministérios do Governo Lula: Casa Civil, Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e Fazenda, solicitando abertura de negociação com os representantes de servidores públicos.

Diversas entidades do Fonasefe, dentre elas a FENASPS, participaram do ato de protocolo da solicitação de abertura de negociação com o governo (foto: reprodução Fonasefe)

No ofício, as entidades do Fonasefe, desejam êxito ao novo governo empossado na tarefa reconstruir o Brasil depois de quatro anos de caos e destruição do Serviço Público.

As entidades sindicais apresentam questões urgentes para o conjunto de todo o serviço público brasileiro, relembrando o conjunto de ataques sofridos pelos servidores públicos federais (SPFs) no antigo governo Bolsonaro, ressaltando a situação do congelamento dos salários que em algumas categorias chega até sete anos sem nenhuma reposição salarial.

No documento, o Fonasefe solicitou uma audiência de negociação com o atual governo, em caráter de urgência, para apresentar as proposições:

1) A possibilidade de ocorrer remanejamentos no orçamento 2023, aprovado pelo congresso, visando atender à nossa demanda do reajuste linear emergencial no mesmo índice da inflação acumulada durante os quatro anos de (des)governo Bolsonaro, aproximadamente 27%;

2) Discutir, ouvindo os servidores e servidoras, como podemos estabelecer os índices e o período do nosso reajuste salarial de 2023, com o valor orçamentário consolidado, buscando diminuir ao máximo as perdas salariais do último período.

3) Abrir uma negociação sobre os benefícios que impactam sobre nossos salários, que estão congelados desde o último acordo firmado em 2012.

Durante o governo Bolsonaro, o Fonasefe fez várias solicitações para abertura de negociação e muitas delas ficaram sem resposta. Agora, a luta será durante o Governo Lula (foto: reprodução Fonasefe)

Confira aqui a íntegra do ofício.

Banho de sal grosso

Aproveitando a oportunidade do protocolo dos ofícios, os representantes das entidades do Fonasefe realizaram um ato simbólico em frente ao antigo Ministério da Economia, chefiado pelo ex-ministro Paulo Guedes, que elegeu os servidores públicos como seus principais inimigos.

O balanço do governo Bolsonaro para os servidores foi de: nenhum reajuste – sem qualquer sinal de negociação por parte do Executivo; defesa da PEC 32; “granadas no bolso dos servidores” e a maior perda salarial acumulada. E o ministro da Economia ainda teve a “coragem” de chamar os servidores públicos de parasitas! Não nos esqueceremos!

Diante desse histórico de falta de negociação e arrocho salarial, as entidades fizeram um banho de sal grosso no ministério, para tirar as energias ruins do governo anterior e abrir os caminhos para boas negociações para os SPFs. Na cultura popular, o sal grosso é conhecido pelo seu poder de espantar a inveja e o mau-olhado.

O ato simbólico foi destaque na imprensa (veja também aqui e aqui), e também nas redes sociais. Assista no vídeo abaixo:

Representantes das entidades do Fonasefe jogam sal grosso na entrada do ex-ministério da Economia para tirar as energias negativas do antigo governo (crédito: Monalisa Resende/Ascom Sinasefe)

Seguiremos na luta por recomposição salarial e valorização profissional para os(as) SPFs!

Últimas notícias

quinta-feira, 15/05/2025 15/5 – DIA DO/A ASSISTENTE SOCIAL Nesta data, reafirmamos a importância do trabalho desta categoria profissional para a população usaria do SUS – INSS – SUAS. No âmbito do serviço ...
quarta-feira, 14/05/2025 TODO APOIO E SOLIDARIEDADE À GREVE DOS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE FORTALEZA! Os trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza deflagraram Greve Geral da categoria numa Assembleia histórica que reuniu cerca de 3.500 operários no sindicato da ...
quarta-feira, 14/05/2025 Via ofício, FENASPS solicita suspensão do ciclo de avaliação da GDASS ao presidente do INSS A FENASPS protocolou um ofício na Presidência do INSS nesta quarta-feira, 14 de maio, solicitando ao novo presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, a ...