Fenasps

quarta-feira, 21/12/2022

A TOQUE DE CAIXA, CONGRESSO APROVA REAJUSTES PARA DEPUTADOS, SENADORES E PRESIDENTE DA REPÚBLICA

            Os parlamentares aprovaram um pacotaço com reajustes de 37% nos próprios salários e também da Presidência da República divididos em quatro anos. Foi aprovado ainda salários dos servidores da Câmara e Senado no percentual de 19,25% em três parcelas anuais de 2023 a 2025, em média de 6% cumulativamente.

MAS POR QUE SOMENTE OS SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO NÃO TIVERAM PROJETO DE REAJUSTE APROVADO??

            Importante relembrar esta é a primeira vez em um século que um governo não reajusta salários dos Servidores Públicos Federais, o atual mandatário, em final do trágico desgoverno que fez, não concordou em apresentar PL para reajustar linearmente os salários das diversas categorias do Poder Executivo. A Constituição Brasileira estabelece que é competência do Poder Executivo encaminhar, Medida Provisória ou Projeto de Lei, para reajuste ou reestruturação das carreiras dos servidores do Executivo, o que infelizmente não fez.

Coube ao relator do Orçamento o Senador Marcelo Castro – PI, utilizar o montante de verbas que estariam disponíveis para reestruturação de carreiras da Segurança, e definir que os Servidores do Poder Executivo pudessem ter um reajuste linear de 9% em 2023.

            As entidades do FONASEFE encaminharam Pauta de Reivindicações e foram feitas diversas reuniões com o relator do Orçamento e também com os integrantes da equipe de transição, e deputados da CTASP. As Entidades querem que o relator aumente os valores orçados para um reajuste emergencial e recomposição das perdas dos últimos sete anos, pois existe possibilidade real de liberar mais de cem bilhões de reais do orçamento com aprovação da PEC de Transição, que ontem passou em primeira votação na Câmara com 331 votos favoráveis e 168 votos contrários.

            Em reuniões feitas com integrantes da equipe de transição da Comissão do Trabalho, ficou estabelecido que esta questão será encaminhada para o novo governo, que toma posse em 01/01/23, que a partir daí é autoridade devidamente constituída para encaminhar ao congresso MP ou PL, assegurando o reajuste salarial dos servidores do Poder Executivo, bem como correções dos benefícios sociais, percapita dos planos de saúde e reestruturação das carreiras, além do cumprimento dos acordos de greves de 2022.

            A FENASPS faz parte do FONASEFE, e encaminhamos as Pautas de Reivindicações de todos os servidores da base, Saúde, Trabalho, Previdência, INSS e ANVISA, e estamos pressionando para serem atendidas, e também para que o relator mantenha emenda para correção do Salário Base incorporando a GDASS, conforme acordo assinado pelo atual governo, na pauta que entregamos ao atual governo.

            No início de 2023, após recesso das festividades de final e início de ano, é importante que a categoria, mesmo em compasso de recesso e férias, se mantenha mobilizada para pressionarmos o congresso e assegurar o atendimento das reivindicações.

            O conjunto das entidades do FONASEFE, estarão em Brasília a partir de 03 de janeiro, com esta importante tarefa. Queremos recomposição das perdas salariais e reajuste salarial para todos os servidores do poder executivo.

Brasília, 21 de dezembro de 2022.

Plantão DEN/FENASPS

Confira esta nota em formato pdf.

CLIQUE AQUI – ESPELHO – EMENDA À DESPESA CTASP – REESTRUTURAÇÃO CARREIRA DO INSS

CLIQUE AQUI – DESTAQUE AO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – PLOA 2023

CLIQUE AQUI – RELATÓRIO FINAL DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PARA 2023 – (Projeto de Lei nº 32/2022-CN)

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...