Fenasps

quinta-feira, 08/09/2022

FENASPS participa da 28ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas. Veja como foi

Com o tema “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para Quem”, ocorreu nessa quarta-feira, 7 de setembro, a 28ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas.

Independência para quem? Esse foi o tema da edição deste ano do tradicional ato (imagem: reprodução Grito dos Excluídos e das Excluídas)

O tradicional protesto promovido por entidades diversas e movimentos sociais é, desde 1995, um contraponto às manifestações cívicas do 7 de Setembro, que este ano ganharam um tom ainda mais político diante da campanha do atual presidente Jair Bolsonaro.

E, como já é praxe (veja aqui a convocação para as edições de 2021, 2020 e 2017 do ‘Grito’), militantes da base da FENASPS de várias cidades participaram das manifestações, que ocorreram em todas as regiões do país. Veja abaixo:

Espírito Santo

Clique nas imagens para ampliar (foto: reprodução Sindprev/ES)

Em Vitória, capital capixaba, a concentração para o ato ocorreu às 8h, no teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O movimento seguiu em caminhada para a Petrobras, e foi encerrado na Praça Judith, em Gurigica. O Sindprev-ES fez convocação para a atividade. Veja mais fotos na página do Facebook do sindicato.

Pará

Clique nas imagens para ampliar (foto: reprodução Sintprevs/PA)

Na capital paraense a concentração ocorreu às 8h, em frente ao Colégio Nazaré. Depois, houve caminhada até o Mercado de São Brás, durante a qual ativistas, movimentos sociais, centrais sindicais, cidadãs e cidadãos, jovens, negras e negros, indígenas, lideranças e representantes de frações da sociedade se manifestaram. Veja mais fotos na página do Facebook do Sintprevs/PA.

Rio Grande do Norte

Clique nas imagens para ampliar (foto: reprodução Sindprevs/RN)

O evento iniciado em frente ao Teatro Alberto Maranhão, em Natal, percorreu as ruas da cidade e contou com o apoio de diversas entidades sindicais. Os militantes protestaram contra os desmandos do governo federal, os ataques aos trabalhadores, contra a fome, a miséria, a inflação, o desemprego e todas as mazelas sociais. Veja mais fotos na página do Facebook do Sindprevs/RN.

São Paulo

Clique nas imagens para ampliar (foto: reprodução Sinsprev/SP)

Como já acontece tradicionalmente, em São Paulo o ato ocorreu na Praça da Sé, centro da capital paulista, onde foram distribuídos lanches e frutas para os moradores em situação de rua e denunciada a violência que sofrem diariamente, juntamente com toda a população mais pobre do país que engrossa a legião de desempregados ou com baixos salários. Veja mais fotos no site do Sinsprev/SP.

Últimas notícias

terça-feira, 23/06/2026 FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação ...
terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...
sexta-feira, 19/06/2026 Auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas é direito e deve ser garantido pelo Governo Reivindicação da FENASPS e do FONASEFE ganha força no Congresso e precisa avançar na Mesa Nacional de Negociação Permanente A luta pela instituição do ...