Fenasps

segunda-feira, 22/08/2022

Após reunião no Ministério da Economia, Comissão de trabalhadores do MTP faz convocação para Assembleia

A Comissão Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), do antigo MTE, se reuniram na última semana para traçar estratégias após a reunião com representantes da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, realizada nessa quinta-feira, 18 de agosto, em Brasília.

A reunião com o governo foi presencial, o que limitou a participação dos membros da comissão, pois os sindicatos ligados à Condsef não bancaram a ida dos representantes eleitos e referendados mais de uma vez na Assembleia Nacional da categoria.

Participaram pela Comissão do MTP as diretoras da Fenasps, Viviane Peres e Laurizete Gusmão, além de Vivian Rennhack, Rogério Expedito, Maria Inês Magalhães, Francinete Silva Manzan, e a Dra. Tania Maria Leão.

Já pelo governo, participaram o coordenador-geral do MTP, Valdir Cotrim; o diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret/SGP/ME), Cleber Izzo; o coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público (vinculado à Deret/SGP/ME), José Borges; a técnica-administrativa da Deret/SGP/ME, Fabíola Macedo; e a agente administrativa da Deret/SGP/ME, Joaquina Barros Lima.

Confira abaixo as fotos da reunião no Ministério da Economia:

Relato

Na reunião na SGP do Ministério da Economia realizada nessa quinta-feira, 18, os representantes dos servidores(as) do MTP apontaram a importância da questão da carreira, o histórico de luta por essa reivindicação, o desvio de função que afeta cerca de 90% dos servidores e dados contextualizando as demandas e os números de servidores.

Nesses dados, os representantes dos trabalhadores(as) destacaram as dificuldades para a concessão dos auxílios para caminhoneiros e taxistas, que da forma como está sendo conduzido não vai chegar a todos, evidenciando a relevância da categoria, em especial frente a esta demanda do governo.

Na sequência, entrou em debate a situação do processo da carreira, com os representantes do Ministério da Economia respondendo aos questionamentos dos servidores.

Foi salientado que os servidores e servidoras estão fortemente mobilizados, percorrendo o Congresso, inclusive já contando com apoio de vários parlamentares, entre eles, alguns da base do Governo Federal.

Foi solicitado um posicionamento para que as mobilizações seguissem para o próximo patamar, que é o envio para a Casa Civil e votação no Congresso Nacional, já que não traz impactos financeiros para 2022.

Os representantes do Ministério da Economia ficaram de estudar a proposta e convocar nova reunião, antes do dia 31 de agosto. A comissão vai tentar garantir nesta reunião a presença de um senador, que apoia a reivindicação da categoria, para aumentar a pressão pela negociação.

Encaminhamentos da comissão:

  • Realizar Assembleia Nacional dos Servidores Administrativos do MTP, na próxima segunda-feira (22/08), às 19h30. Pauta: 1) Informe da Reunião no Ministério da Economia; 2) Campanha de Mídia; 3) Encaminhamentos.
  • Convocar um Dia Nacional de Luta e uma coletiva de imprensa. Proposta que seja no dia 29 de agosto. Objetivo: Pressionar o governo a encaminhar o processo do PECMTP.

Assembleia Nacional

Para oferecer informes mais detalhados acerca da reunião no Ministério da Economia – além dos pontos de pauta citados acima – a Comissão Nacional de Negociação dos Servidores do Ministério do Trabalho e Previdência promove uma assembleia nacional virtual nesta segunda-feira, 22 de agosto, às 19h30 (horário de Brasília).

Participe!

Últimas notícias

segunda-feira, 25/03/2024 FENASPS cobra do MGI a realização da segunda reunião da Mesa Específica do Seguro Social (INSS) Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, 25 de março, a FENASPS reivindicou junto ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a realização da ...
sexta-feira, 22/03/2024 Com números que comprovam aumento na análise de concessões, FENASPS reitera solicitação para que greve de 2022 seja considerada compensada definitivamente Novamente, a FENASPS solicitou que a greve de 2022 no INSS seja definitivamente compensada. Desta vez, no ofício protocolado diante da Presidência da autarquia ...
sexta-feira, 22/03/2024 Entidades do Fonasefe reivindicam adiantamento da reunião da MNNP para início de abril A FENSPS e demais entidades que representam os(as) Servidores(as) Públicos Federais organizadas no Fonasefe protocolaram nessa quarta-feira, 20 de março, um ofício ao Ministério ...