Após reunião no Ministério da Economia, Comissão de trabalhadores do MTP faz convocação para Assembleia
A Comissão Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), do antigo MTE, se reuniram na última semana para traçar estratégias após a reunião com representantes da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, realizada nessa quinta-feira, 18 de agosto, em Brasília.
A reunião com o governo foi presencial, o que limitou a participação dos membros da comissão, pois os sindicatos ligados à Condsef não bancaram a ida dos representantes eleitos e referendados mais de uma vez na Assembleia Nacional da categoria.
Participaram pela Comissão do MTP as diretoras da Fenasps, Viviane Peres e Laurizete Gusmão, além de Vivian Rennhack, Rogério Expedito, Maria Inês Magalhães, Francinete Silva Manzan, e a Dra. Tania Maria Leão.
Já pelo governo, participaram o coordenador-geral do MTP, Valdir Cotrim; o diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret/SGP/ME), Cleber Izzo; o coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público (vinculado à Deret/SGP/ME), José Borges; a técnica-administrativa da Deret/SGP/ME, Fabíola Macedo; e a agente administrativa da Deret/SGP/ME, Joaquina Barros Lima.
Confira abaixo as fotos da reunião no Ministério da Economia:
Relato
Na reunião na SGP do Ministério da Economia realizada nessa quinta-feira, 18, os representantes dos servidores(as) do MTP apontaram a importância da questão da carreira, o histórico de luta por essa reivindicação, o desvio de função que afeta cerca de 90% dos servidores e dados contextualizando as demandas e os números de servidores.
Nesses dados, os representantes dos trabalhadores(as) destacaram as dificuldades para a concessão dos auxílios para caminhoneiros e taxistas, que da forma como está sendo conduzido não vai chegar a todos, evidenciando a relevância da categoria, em especial frente a esta demanda do governo.
Na sequência, entrou em debate a situação do processo da carreira, com os representantes do Ministério da Economia respondendo aos questionamentos dos servidores.
Foi salientado que os servidores e servidoras estão fortemente mobilizados, percorrendo o Congresso, inclusive já contando com apoio de vários parlamentares, entre eles, alguns da base do Governo Federal.
Foi solicitado um posicionamento para que as mobilizações seguissem para o próximo patamar, que é o envio para a Casa Civil e votação no Congresso Nacional, já que não traz impactos financeiros para 2022.
Os representantes do Ministério da Economia ficaram de estudar a proposta e convocar nova reunião, antes do dia 31 de agosto. A comissão vai tentar garantir nesta reunião a presença de um senador, que apoia a reivindicação da categoria, para aumentar a pressão pela negociação.
Encaminhamentos da comissão:
- Realizar Assembleia Nacional dos Servidores Administrativos do MTP, na próxima segunda-feira (22/08), às 19h30. Pauta: 1) Informe da Reunião no Ministério da Economia; 2) Campanha de Mídia; 3) Encaminhamentos.
- Convocar um Dia Nacional de Luta e uma coletiva de imprensa. Proposta que seja no dia 29 de agosto. Objetivo: Pressionar o governo a encaminhar o processo do PECMTP.
Assembleia Nacional
Para oferecer informes mais detalhados acerca da reunião no Ministério da Economia – além dos pontos de pauta citados acima – a Comissão Nacional de Negociação dos Servidores do Ministério do Trabalho e Previdência promove uma assembleia nacional virtual nesta segunda-feira, 22 de agosto, às 19h30 (horário de Brasília).
Participe!