Fenasps

sexta-feira, 12/08/2022

FENASPS repudia violência policial sofrida por manifestantes pró-democracia em ato em SC nesta quinta, 11. Leia nota de apoio

Na noite desta quinta-feira, 11 de agosto, policiais militares do Estado de Santa Catarina reprimiram violentamente a manifestação pacífica, em defesa da democracia, que ocorria em Florianópolis/SC.

Policial dispara balas de borracha à queima-roupa contra manifestantes pró-democracia no centro de Florianópolis (imagem: Rede Sustentabilidade/SC)

Usando de muita truculência e desproporcional agressividade, os PMs prenderam uma estudante (confira aqui as imagens do momento da detenção), e as cenas que se sucederam ao fato foram ainda mais revoltantes. Veja no vídeo abaixo:



Diante da indignação dos manifestantes, que exigiam a liberação da estudante, os militares usaram balas de borracha, disparando contra os participantes do ato à queima-roupa. A cavalaria da PM/SC foi convocada, que indiscriminadamente usou cassetetes contra os militantes com a reles justificativa de “dispersar o ato”. Parlamentares e lideranças políticas e sindicais estavam no momento da manifestação e também sofreram repressão militar.

Na tarde desta sexta-feira, 12 de agosto, o Juiz da 2ª Vara Criminal de Florianópolis/SC acompanhou o parecer do Ministério Público e da Defesa, de que não haveria justificativas para conversão do flagrante em prisão provisória, e jovem foi solta, em um momento de muita emoção. Assista abaixo:

Providências urgentes

É urgente que o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, intervenha para por fim à violência patrocinada por maus policiais – que vêm agindo como se pertencessem a uma milícia fascista – ou perderá o controle da tropa.

A defesa da Democracia é uma obrigação de todos os governantes eleitos pelo voto popular. É preciso dar uma basta na crescente onda autoritária, não permitindo que estas ações violentas alimentem os monstros que tramam o fim da liberdade e da democracia.

A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – FENASPS – e seus sindicatos filiados vêm publicamente externar seu mais veemente repúdio à truculência policial e reivindicou, via ofício, que o governador de Santa Catarina investigue e puna os policiais militares que vem agindo como truculência contra os(as) militantes dos movimentos sociais, sindicais e estudantis.

O PRINCÍPIO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO É UM DIREITO IRREVOGÁVEL PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA!

BASTA DE VIOLÊNCIA!



Diretoria Colegiada da FENASPS

Últimas notícias

terça-feira, 23/06/2026 FENASPS participa da 15ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente A FENASPS, através do FONASEFE, participa, nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, da 15ª Reunião da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação ...
terça-feira, 23/06/2026 Relatório da Reunião da Mesa Setorial do Ministério da Saúde realizada no CETREMEC – 19/06 de 2026 Presentes pela FENASPS: Claudio Machado, Cleuza Faustino, Eliane Furtado, Regina Célia Lima, Sandra Natividade, Vera Lúcia, Willian Aguiar Pelo governo: Donizete Simione – Secretário ...
sexta-feira, 19/06/2026 Auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas é direito e deve ser garantido pelo Governo Reivindicação da FENASPS e do FONASEFE ganha força no Congresso e precisa avançar na Mesa Nacional de Negociação Permanente A luta pela instituição do ...