Fenasps

quarta-feira, 03/08/2022

Em defesa do Serviço Social no INSS, CNM/FENASPS apresenta a senadores emenda à MP 1.113, aprovada na calada da noite na Câmara

Diante de protestos da Fenasps e de entidades que defendem os direitos da Pessoa com Deficiência (PcD), a Medida Provisória (MP) nº 1.113/2022 foi aprovada por volta das 23h dessa terça-feira, 2 de agosto, na calada da noite.

Diante disso, os representantes do Comando Nacional de Mobilização (CNM) da FENASPS agiram rápido e buscaram o apoio de senadores e senadoras para defender o Serviço Social no INSS, em grave risco de desmonte, já que a MP 1.113/22 propõe parcerias com entidades públicas e privadas para a realização da avaliação social de PcDs, abrindo as portas à privatização da atividade, privativa de Assistentes Sociais do INSS.

Foram sondados vários senadores (veja nas fotos abaixo), dentre eles Paulo Rocha (PT/PA), Paulo Paim (PT/RS), Flávio Arns (Podemos/PR) e Mara Gabrilli (PSDB/SP). Esta apresentou a Emenda nº 46 à MP 1.113/22 – agora já denominada Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 20 -, suprimindo o seu Artigo 2º, conforme solicitação da Fenasps, impedindo o INSS de firmar parcerias com entidades públicas ou privadas, que significaria o fim do Serviço Social no INSS.

Na Emenda nº 46, a senadora pondera que delegar tarefa dessa envergadura a particulares é o mais conveniente e oportuno para a administração pública, em vez de se debater alternativas para aumento da capacidade de atendimento pelo próprio INSS.

A MP 1.113/22 está na pauta de votações do Plenário no Senado, e tem grande chance de ser apreciada ainda na noite desta quarta-feira, 3 de agosto. Confira aqui a lista de senadores em exercício e pressione os parlamentares do seu Estado a aprovar a Emenda nº 46!

Em defesa do Serviço Social no INSS!

Antes da aprovação da MP 1.113/22 na Câmara, o deputado federal Glauber Braga fez um depoimento no Plenário em defesa do Serviço Social no INSS, e de seus trabalhadores e trabalhadoras. Assista abaixo:

Ainda que não seja aprovada nesta quarta-feira, 3 de agosto, a MP 1.113/22 seguirá na pauta de votações do Plenário no Senado. Veja abaixo a avaliação do CNM/FENASPS sobre a tramitação da MP no Congresso.

A luta continua!

Últimas notícias

terça-feira, 18/06/2024 Em rede nacional, FENASPS enfatiza necessidade de reestruturação no INSS A FENASPS, em matéria veiculada em rede nacional, enfatizou mais uma vez a necessidade de reestruturação do INSS para melhoria no atendimento aos segurados ...
segunda-feira, 17/06/2024 Diante de convite do governo, FENASPS comunica que não assinará acordo para a carreira da PST nesta segunda, 17 Na última semana, a FENASPS e demais entidades que representam os trabalhadores e trabalhadoras da Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde e Trabalho ...
sexta-feira, 14/06/2024 Em solidariedade aos servidores da Educação, FENASPS participa de ato em Brasília nesta sexta, 14 Praticando a solidariedade entre as categorias da classe trabalhadora, como prevê seu estatuto, a FENASPS participou, nesta sexta-feira, 14 de junho, de um ato ...