Fenasps

quarta-feira, 03/08/2022

Em defesa do Serviço Social no INSS, CNM/FENASPS apresenta a senadores emenda à MP 1.113, aprovada na calada da noite na Câmara

Diante de protestos da Fenasps e de entidades que defendem os direitos da Pessoa com Deficiência (PcD), a Medida Provisória (MP) nº 1.113/2022 foi aprovada por volta das 23h dessa terça-feira, 2 de agosto, na calada da noite.

Diante disso, os representantes do Comando Nacional de Mobilização (CNM) da FENASPS agiram rápido e buscaram o apoio de senadores e senadoras para defender o Serviço Social no INSS, em grave risco de desmonte, já que a MP 1.113/22 propõe parcerias com entidades públicas e privadas para a realização da avaliação social de PcDs, abrindo as portas à privatização da atividade, privativa de Assistentes Sociais do INSS.

Foram sondados vários senadores (veja nas fotos abaixo), dentre eles Paulo Rocha (PT/PA), Paulo Paim (PT/RS), Flávio Arns (Podemos/PR) e Mara Gabrilli (PSDB/SP). Esta apresentou a Emenda nº 46 à MP 1.113/22 – agora já denominada Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 20 -, suprimindo o seu Artigo 2º, conforme solicitação da Fenasps, impedindo o INSS de firmar parcerias com entidades públicas ou privadas, que significaria o fim do Serviço Social no INSS.

Na Emenda nº 46, a senadora pondera que delegar tarefa dessa envergadura a particulares é o mais conveniente e oportuno para a administração pública, em vez de se debater alternativas para aumento da capacidade de atendimento pelo próprio INSS.

A MP 1.113/22 está na pauta de votações do Plenário no Senado, e tem grande chance de ser apreciada ainda na noite desta quarta-feira, 3 de agosto. Confira aqui a lista de senadores em exercício e pressione os parlamentares do seu Estado a aprovar a Emenda nº 46!

Em defesa do Serviço Social no INSS!

Antes da aprovação da MP 1.113/22 na Câmara, o deputado federal Glauber Braga fez um depoimento no Plenário em defesa do Serviço Social no INSS, e de seus trabalhadores e trabalhadoras. Assista abaixo:

Ainda que não seja aprovada nesta quarta-feira, 3 de agosto, a MP 1.113/22 seguirá na pauta de votações do Plenário no Senado. Veja abaixo a avaliação do CNM/FENASPS sobre a tramitação da MP no Congresso.

A luta continua!

Últimas notícias

sexta-feira, 21/03/2025 Neste 21 de março, conclamamos por uma consciência internacional contra o racismo! O 21 de março é mundialmente marcado como o dia de luta pela eliminação da discriminação racial. A data remonta ao Massacre de Shaperville, ...
sexta-feira, 21/03/2025 Via ofícios conjuntos com Fonasefe, Fonacate e centrais, FENASPS solicita imediata sanção da LOA 2025 e pagamento dos reajustes na folha de março Com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional – nessa quinta-feira, 20 de março – a FENASPS, em parceria com os ...
sexta-feira, 21/03/2025 Confira o que foi debatido na audiência com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, dessa quinta, 20 Após abordagem de representantes da FENASPS ao Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nas atividades realizadas pelos servidores federais no aeroporto de Brasília durante a ...