Fenasps

segunda-feira, 25/07/2022

Dia da Mulher Negra Latino-americana: nossa resistência está à flor da pele

Em outubro, poderemos dar nossa resposta nas urnas! (arte de Pedro Mesidor sobre foto de Oladimeji Odunsi)

Em 25 de julho, celebra-se internacionalmente a luta da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, data reconhecida desde 1992 pela ONU. No Brasil, este dia marca ainda história de vida de Tereza de Benguela, que no século XVIII liderou o Quilombo de Quariterê, no Vale do Guaporé, atual Mato Grosso.

Tereza de Benguela é um exemplo de resistência que perdura até os dias atuais, 250 anos depois de marcar sua passagem pela história do Brasil. Assim como a vereadora Marielle Franco, cuja coragem de desafiar os podres poderes ficará assinalada durante muitas gerações. Seu fenecimento simbolicamente transformou sementes em árvores. Quantas outras Terezas e Marielles existem no Brasil? E quantas surgirão?

A luta é a ferramenta fundamental para que coletivamente possamos derrotar as desigualdades de raça, gênero e classe, inerentes a este sistema econômico excludente em que o país está inserido.

PEC 32 ainda tramita

Apesar de enfraquecida diante da determinante mobilização dos Servidores e Servidoras Públicos(as) Federais (SPFs) e parlamentares de oposição, a chamada “reforma administrativa” (PEC 32) – que prevê o fim dos concursos públicos, terceirizações e perda de direitos – ainda tramita no Congresso Nacional. Precisamos ficar atentos(as)!

A PEC 32, vale ressaltar, apenas agrava o cenário de discriminação racial e de gênero, a incentivando apadrinhamentos e abrindo brechas para punições aos trabalhadores(as) do funcionalismo público.

Por isso, a organização para enfrentar e lutar envolvendo todas nós se faz necessária! No setor Público e principalmente na base da FENASPS, as mulheres são maioria, seja na Saúde (principalmente na linha de frente do combate à pandemia) e Previdência, seja no INSS.

Resposta na mobilização

Nas próximas eleições de outubro de 2022, as trabalhadoras e os trabalhadores não podem se enganar por discursos falaciosos e votar em candidatos e candidatas que, direta ou indiretamente, patrocinam ou incentivam o extermínio do povo preto, seja no campo, seja nas cidades.

Além da mobilização nas ruas, as(os) trabalhadoras(es) devem estar presentes em outras frentes de lutas, como nas eleições, onde nossa resposta será nas urnas!

A Fenasps está na luta, desde 1984, por um mundo mais justo e humanamente diferente. Seguiremos lutando juntas e juntos até a vitória da classe trabalhadora!

Nossa resistência está à flor da pele!

Últimas notícias

segunda-feira, 15/04/2024 Confira a programação da base do Seguro, Seguridade Social e Anvisa na Jornada de Lutas de 16 a 18 de abril Conforme orientação da FENASPS, sindicatos que representam a base de servidores(as) das carreiras do Seguro Social (INSS), Seguridade Social (ou carreira da Previdência, Saúde ...
quarta-feira, 10/04/2024 Denúncias de irregularidades nas eleições da Geap Os militantes e os apoiadores da Chapa 2, composta por vários segmentos do serviço público federal, que sempre primaram pela luta para o bem-estar ...
quarta-feira, 10/04/2024 Em reunião com as entidades, Governo condiciona continuidade das Mesas Específicas à aceitação da proposta de reajuste apenas nos benefícios Na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) realizada nesta quarta-feira, 10 de abril, o Governo Federal apresentou formalmente uma proposta de acordo, ...