Fenasps

segunda-feira, 25/07/2022

Dia da Mulher Negra Latino-americana: nossa resistência está à flor da pele

Em outubro, poderemos dar nossa resposta nas urnas! (arte de Pedro Mesidor sobre foto de Oladimeji Odunsi)

Em 25 de julho, celebra-se internacionalmente a luta da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, data reconhecida desde 1992 pela ONU. No Brasil, este dia marca ainda história de vida de Tereza de Benguela, que no século XVIII liderou o Quilombo de Quariterê, no Vale do Guaporé, atual Mato Grosso.

Tereza de Benguela é um exemplo de resistência que perdura até os dias atuais, 250 anos depois de marcar sua passagem pela história do Brasil. Assim como a vereadora Marielle Franco, cuja coragem de desafiar os podres poderes ficará assinalada durante muitas gerações. Seu fenecimento simbolicamente transformou sementes em árvores. Quantas outras Terezas e Marielles existem no Brasil? E quantas surgirão?

A luta é a ferramenta fundamental para que coletivamente possamos derrotar as desigualdades de raça, gênero e classe, inerentes a este sistema econômico excludente em que o país está inserido.

PEC 32 ainda tramita

Apesar de enfraquecida diante da determinante mobilização dos Servidores e Servidoras Públicos(as) Federais (SPFs) e parlamentares de oposição, a chamada “reforma administrativa” (PEC 32) – que prevê o fim dos concursos públicos, terceirizações e perda de direitos – ainda tramita no Congresso Nacional. Precisamos ficar atentos(as)!

A PEC 32, vale ressaltar, apenas agrava o cenário de discriminação racial e de gênero, a incentivando apadrinhamentos e abrindo brechas para punições aos trabalhadores(as) do funcionalismo público.

Por isso, a organização para enfrentar e lutar envolvendo todas nós se faz necessária! No setor Público e principalmente na base da FENASPS, as mulheres são maioria, seja na Saúde (principalmente na linha de frente do combate à pandemia) e Previdência, seja no INSS.

Resposta na mobilização

Nas próximas eleições de outubro de 2022, as trabalhadoras e os trabalhadores não podem se enganar por discursos falaciosos e votar em candidatos e candidatas que, direta ou indiretamente, patrocinam ou incentivam o extermínio do povo preto, seja no campo, seja nas cidades.

Além da mobilização nas ruas, as(os) trabalhadoras(es) devem estar presentes em outras frentes de lutas, como nas eleições, onde nossa resposta será nas urnas!

A Fenasps está na luta, desde 1984, por um mundo mais justo e humanamente diferente. Seguiremos lutando juntas e juntos até a vitória da classe trabalhadora!

Nossa resistência está à flor da pele!

Últimas notícias

sexta-feira, 08/11/2024 Via ofício, FENASPS solicita audiência com INSS para debater retorno ao trabalho e reposição das demandas represadas da greve Em ofício protocolado nesta sexta-feira, 8 de novembro, a FENASPS solicitou uma audiência ao presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, com objetivo de dirimir os ...
sexta-feira, 08/11/2024 Reforma da Previdência, fim do RJU, lutas e resistência: veja o que a FENASPS debateu no 2º dia da Jornada para Assuntos de Aposentadoria Nesta sexta-feira, 8 de novembro, a FENASPS participou do 2º dia da Jornada para Assuntos de Aposentadoria, evento que teve iniciativa do Andes-SN, com ...
quinta-feira, 07/11/2024 Após reivindicação da FENASPS, INSS reverte corte de ponto de servidores grevistas Após a reunião com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) realizada nessa quarta-feira, 6 de novembro, o INSS atendeu à reivindicação da FENASPS ...